Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Graprohab amplia e diversifica atendimentos com ênfase digital

21/01/2021

Digitalização dos processos registra aumento no número de lotes e unidades habitacionais analisados e dispensados, mesmo com o recuo do trabalho presencial devido à Covid-19

O Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo (Graprohab), vinculado à Secretaria de Estado da Habitação, registrou aumento de 9%, no número de empreendimentos protocolados, em 2020. A quantidade de lotes e unidades habitacionais passou de 266 mil em 2019 para 290 mil no Estado. Só na Região Metropolitana de São Paulo, o aumento foi 11,7% com 101 mil unidades contra 90 mil em 2019. Mesmo com a pandemia, o aumento foi possível pelo ganho de performance com a digitalização dos procedimentos.

"A digitalização dos procedimentos já era uma tendência mesmo antes da Covid-19 no Brasil e se tornou prioridade para que as atividades não estagnassem. Com o Graprohab não foi diferente: nos adaptamos e nos reinventamos para continuar a exercer nossa missão de oferecer atendimento e fomentar a produção de moradias", disse o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

No ano de 2020, apesar da pandemia, houve um crescimento não esperado no mercado imobiliário em relação a 2019. O andamento dos processos protocolados foi facilitado por procedimentos adotados pela Secretaria da Habitação. O Graprohab, durante todo o ano, fez o possível para que nenhum empreendedor ficasse sem ser atendido.

Em 2019, o Graprohab já havia adotado a digitalização da dispensa de análise de empreendimento e disponibilizado, desde janeiro de 2020, acesso digital à pauta da reunião do colegiado, com os status dos projetos protocolados. Com a pandemia, o colegiado manteve uma equipe de plantão para o atendimento presencial e decidiu que grande parte dos procedimentos passaria a ser realizado de forma digital, como os serviços de revalidação de certificado, solicitações de prazo, alterações de titularidade e denominação, entre outros.

"Mesmo com todos os desafios impostos pela pandemia, estamos muito satisfeitos. Foi um ano de reinvenção no Graprohab, em que tivemos que pensar fora da caixa, porque o mercado depende que nós tenhamos uma atuação ágil e dentro do possível, nós conseguimos responder", disse Lacir Baldusco, presidente do Graprohab.

 
Graprohab
 
O Graprohab é o colegiado responsável pela aprovação de loteamentos e empreendimentos habitacionais, conjuntos habitacionais e condomínios e tem por objetivo organizar os procedimentos de licenciamento no Estado para implantação de empreendimentos de parcelamentos de solo para fins residenciais.

A aprovação reúne os votos do colegiado composto pela Secretaria de Estado da Habitação, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) e Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas