Habitação e Caixa entregam 240 apartamentos em Botucatu

02/07/2020
Para evitar a disseminação do coronavírus foram adotadas todas as medidas de prevenção; empreendimento é resultado de parceria entre Secretaria de Estado da Habitação, Caixa e prefeitura de Botucatu

A Secretaria de Estado da Habitação e a Caixa Econômica Federal entregaram nesta terça-feira, 30 de junho, mais 240 apartamentos do Residencial Cachoeirinha 4, em Botucatu, região de Sorocaba. Para evitar aglomerações, a assinatura dos contratos e a entrega das chaves aconteceram de forma administrativa na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelino de Oliveira, na Rua Theotônio de Araújo, nº 660, bairro Vila Antártica.

Foram adotadas diversas medidas sanitárias necessárias para impedir a disseminação da Covid-19, como atendimento escalonado com hora marcada entre 8 e 12 horas, assinatura de contratos em mesas separadas e entrega das chaves para apenas dois representantes de cada família contemplada. Além do distanciamento social de no mínimo dois metros, álcool em gel, máscaras, luvas descartáveis e canetas de uso único foram distribuídos no local.

O empreendimento é resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal e a prefeitura. A Secretaria de Estado da Habitação aportou, por meio da agência Casa Paulista, R? 1,2 milhão nas moradias. A Caixa aplicou R? 20,2 milhões e foi responsável pela operação, licitação e acompanhamento das obras. O investimento total na obra foi de R? 21,4 milhões.

Uma das pessoas contempladas foi Maria Aparecida Meneses dos Reis, 40 anos. Ela conta que se casou em 2000. Desde então, teve três filhos e batalhou muito com seu marido para conquistar um lar. "Assim como todo mundo, queríamos segurança e qualidade de vida. Então saímos de Botucatu e fomos morar em Três Lagoas, no Mato Grosso. Alugamos uma casa e ficamos devendo um mês de aluguel, então o dono do imóvel baleou meu marido por causa disso, uma dívida de R? 350. Foi horrível, ele entrou em coma, mas graças a Deus se recuperou. Voltamos para Botucatu e não desistimos. Depois de tudo que eu passei poder estar aqui na minha casa própria e contemplar essa conquista ao lado de minha família é um privilégio muito grande", contou ela.

As moradias são destinadas a famílias com renda mensal de até R? 1.800 e, pelo financiamento habitacional, terão até 120 meses para quitar o imóvel. As prestações variam entre R? 80 e R? 270 por mês e são calculadas de acordo com o rendimento familiar.

Com 47,22 m² de área útil, os apartamentos têm dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Todos os imóveis do Residencial Cachoeirinha 4 respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade pela CDHU com pisos cerâmicos em todos os cômodos, azulejos nas paredes hidráulicas, medidores de água individualizados, área de lazer, acessibilidade para cadeirantes e infraestrutura completa, entre outros benefícios.

Investimentos na cidade e na região - Em Botucatu, a CDHU já entregou 1.241 moradias, incluindo as 240 unidades habitacionais desta terça-feira. Na região de Sorocaba, foram entregues 36.213 moradias de interesse social. Outras 2.377 estão em obras. Essas unidades em andamento representam R? 61,3 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação - CDHU e Agência Casa Paulista.