Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Preço Social: Habitação faz parceria com iniciativa privada para construir casas em Adamantina

30/06/2020

Nova modalidade do Programa NOSSA CASA conecta municípios e a iniciativa privada para ofertar moradias populares abaixo do valor de mercado a famílias com renda de até 3 salários mínimos

 

O Secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, assina de forma digital, nesta terça-feira, 30, às 14h30, no Palácio dos Bandeirantes, as autorizações de convênios para 14 cidades paulistas receberem 16 empreendimentos do Programa NOSSA CASA, na modalidade Preço Social. A cidade de Adamantina será contemplada com 369 unidades Habitacionais.

 

A cerimônia vai ser realizada por meio de videoconferência com a participação virtual dos prefeitos das cidades beneficiadas, que na oportunidade também assinarão digitalmente os documentos. Essa medida inovadora articula municípios e a iniciativa privada, com o objetivo de construir moradias populares a preços abaixo do valor de mercado para atender famílias, com renda de até três salários mínimos (R? 3.135).

 

Nesta primeira fase do programa, o objetivo é viabilizar 5.215 imóveis. A expectativa é que mais da metade atenda exclusivamente a demanda pública, que poderá adquirir as unidades a preço social. Esta demanda pública será formada por famílias com renda de até três salários mínimos, que moram ou trabalham na cidade em que se localiza o empreendimento, com cotas específicas para residentes em áreas de risco e famílias que recebam auxilio aluguel municipal.

 

As prefeituras fazem a oferta dos terrenos e, por meio de licitação pública, será definida a empresa privada responsável por desenvolver o empreendimento. As vencedoras da disputa construirão as unidades habitacionais e destinarão parte delas a preço social, ou seja, com valor bem reduzido em relação ao preço normal (veja abaixo as faixas com respectivos valores das moradias). O restante das moradias será comercializado pela empresa a preço de mercado.

 

Para financiar os imóveis junto à Caixa Econômica Federal, as famílias beneficiadas receberão subsídios de até R? 40 mil da Agência Casa Paulista, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação. Será possível ainda utilizar o FGTS e contar com subsídios federais, uma vez que o Programa NOSSA CASA trabalha de forma articulada com o Programa Minha Casa Minha Vida. Assim, o valor das prestações ficará compatível com a capacidade de pagamento das famílias.

 

Os interessados já podem fazer o registro de interesse para participar do programa no site http://www.nossacasa.sp.gov.br/ . Sempre que o número de candidatos for superior às unidades sociais disponíveis, a seleção será realizada por meio de sorteios públicos.

 

"Com investimentos da iniciativa privada, apoio dos municípios e articulação da Agência Casa Paulista, esse programa democratiza e amplia o acesso à moradia social a preços bem acessíveis, tornando ainda mais próximo o sonho da casa própria", afirma o Secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

 

De acordo com estimativas do setor imobiliário, estes 16 empreendimentos do Programa NOSSA CASA, modalidade Preço Social, vão gerar 16.500 empregos diretos, indiretos e induzidos (setores como moveleiro, tecelagem e decoração), alavancando investimentos da ordem de R? 550 milhões e gerando R? 185 milhões em impostos nas esferas municipal, estadual e federal.

PREÇOS SOCIAIS

As empresas privadas que ganharem a licitação terão a obrigação de comercializar unidades habitacionais a preço social unitário fixado conforme a divisão demográfica abaixo:

Cidade de São Paulo: R? 130 mil

Cidades das regiões metropolitanas: R? 120 mil

Cidades acima de 250 mil habitantes: R? 110 mil

Cidades abaixo de 250 mil habitantes: R? 100 mil

 

Evento: Assinatura digital de autorizações de convênios para construção de casas no modelo Preço Social

Local: Palácio dos Bandeirantes, avenida Morumbi, 4500

Horário: 14h30

Data: 30 de junho

 

Link para participar da reunião:

Tópico: Assinatura virtual NOSSA CASA, Preço Social

Hora: 30 jun 2020 02:30 PM São Paulo

Entrar na reunião Zoom

https://us02web.zoom.us/j/87125295853?pwd=SC9tS3U2M1dWYmNSLzh2NGpNNHRxZz09

ID da reunião: 871 2529 5853

Senha: 671891

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas