Habitação entrega 200 casas para famílias de Morungaba

25/06/2019

A Secretaria Estadual de Habitação entregou nesta segunda-feira, 24 de junho, 200 moradias no município de Morungaba, na região administrativa de Campinas. Participaram da cerimônia o secretário estadual da Habitação, Flavio Amary, o presidente da CDHU, Eduardo Velucci, o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, e o prefeito da cidade, Marco Antonio de Oliveira.

O empreendimento foi viabilizado pela CDHU, que fez o sorteio e doou os lotes do terreno à Caixa. Também há participação da Agência Casa Paulista, com um aporte de R$ 1,7 milhão. O banco federal licitou e acompanhou as obras, além de investir R$ 17,4 milhões na intervenção, totalizando R$ 19,1 milhões de investimento no empreendimento.

O secretário estadual da Habitação, Flavio Amary, fez um pedido especial às famílias agraciadas com a casa própria em Morungaba, endossado pelo presidente da CDHU, Eduardo Velucci: "Eu gostaria de pedir só uma coisa para vocês hoje, acho que é muito importante quando a gente está entregando um conjunto bonito, limpo, bem cuidado como vocês estão recebendo hoje. Quero pedir para que vocês cuidem desse conjunto, que vocês cuidem desse bairro, que tenham uma convivência harmoniosa com os seus vizinhos". E arrematou: "Hoje são apenas tijolos em cima de tijolos, mas vocês irão transformar isso em um lar".

O secretário, o presidente da CDHU, o ministro Canuto, o prefeito Marco Oliveira e as famílias plantaram árvores nas ruas condomínio, simbolizando a harmonia e as sementes de futuro promissor que esperam frutificar no bairro.

As unidades foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1.800. Os critérios de enquadramento dos sorteados foram definidos pela Caixa. A CDHU convocou os sorteados para cadastro e montagem do dossiê, que foi encaminhado à Caixa para aprovação do financiamento das unidades. As famílias pagarão prestações entre R$ 80 e R$ 270, conforme rendimento mensal.

São 200 casas com 49 m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As moradias respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade – piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, acessibilidade, aquecimento solar para chuveiros, entre outras melhorias. A infraestrutura urbana conta com completa pavimentação, paisagismo e espaço para estacionamento.

A vendedora Mara Rubia Franco, 24 anos, não conseguia esconder o sorriso no rosto por estar saindo do aluguel. "É diferente quando você tem sua casa própria, você pode montar tudo do seu jeitinho", entusiasmou-se. Mara também contou que o dinheiro que ela irá economizar do aluguel será muito bem usado: "Eu pagava R$780 de aluguel e agora vou pagar R$161 de prestação; agora vou poder guardar dinheiro e começar minha faculdade, que sempre foi meu sonho", comemorou.

Trabalho na região e em todo o Estado – Na cidade de Morungaba, já foram entregues 244 moradias. Na região administrativa de Campinas, foram entregues 103