CDHU entrega 100 casas em Itaberá

19/06/2019

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), entregou, neste sábado, 15 de junho, 100 casas do Conjunto Habitacional Itaberá G, em Itaberá, na região metropolitana de Itapeva. Também foram autorizadas ordens de serviço do programa Cidade Legal para a regularização fundiária de 2.044 imóveis em núcleos habitacionais dos municípios de Fartura, Itaberá, Itaí, Itapeva e Itaporanga.

"A nossa orientação é que nossos novos mutuários transformem esse bairro em um local de muita alegria, harmonia e felicidade. A construção dessas casas conta com toda a infraestrutura e qualidade, que é o papel do Estado no atendimento habitacional das famílias que mais precisam", falou o secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary.

O presidente da CDHU, Eduardo Velucci, conversou com os novos moradores e, realçando o que foi dito por Amary, pediu que cuidassem do bairro. "Essas casas foram construídas através de uma parceria do governo do Estado com o município e precisam ser cuidadas e valorizadas", disse.

O vice-governador Rodrigo Garcia destacou a satisfação em poder compartilhar da alegria dos sorteados. "Esse dia é um dia muito feliz para vocês que estão recebendo a casa própria, mas também é um dia muito feliz para nós que estamos aqui em cima e que de alguma forma colaboramos para esse dia chegar. Estamos trabalhando desde o primeiro dia do ano, acordando cedo e dormindo tarde, para poder transformar sonhos e projetos em realidade", disse ele.

A CDHU investiu R$ 11,5 milhões no empreendimento. Das famílias que receberam as chaves, 94% delas têm renda de até três salários mínimos e devem pagar prestações calculadas conforme as rendas familiares. As casas entregues têm dois dormitórios e área construída de 56,67 m². Os imóveis incorporam melhorias estabelecidas como padrão de qualidade pela CDHU, como acessibilidade, e possuem piso cerâmico e rodapé em todos os cômodos, azulejos na cozinha e banheiro, estrutura metálica no telhado, esquadrias de alumínio, sistema de aquecimento solar para água e muros de arrimo entre as residências.

O casal Tânia e Genivaldo Damaceno mora de aluguel há mais de 18 anos e desembolsa R$900 todo mês. A família mal conseguiu controlar a emoção de saber que, de agora em diante, a vida irá mudar para melhor. "Esse dinheiro do aluguel agora poderemos economizar, investir na nossa casa e melhorar o futuro dos nossos filhos".

Do total de unidades, 53 foram destinadas à população em geral, 07 para famílias com pessoas com deficiência, 05 pra idosos, 04 para policiais e agentes penitenciários, 03 para indivíduos sós e 28 unidades para famílias removidas das áreas de risco.

O Itaberá G, na Rua Caetano Ferrai Neto com a Rua das Margaridas, no Jardim Santa Inês, conta com infraestrutura completa, redes de água e esgoto, pavimentação, paisagismo e drenagem.

Cidade Legal – Durante o evento, foram autorizadas ordem de serviços do programa de regularização fundiária Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação. Em Itaí, serão 85 imóveis dos núcleos Vila da Paz e Matadouro/Beira Rio. Em Itapeva, serão 1.088 imóveis dos núcleos Vila São Benedito, Vila Camargo I, Vila São Francisco de Assis, Vila Boava e Jardim Kantian. Em Fartura, serão 82 imóveis dos núcleos Alves e Paes. Em Itaberá, serão 190 imóveis nos núcleos Vila Dom Silvio I, Vila Dom Silvio II e Vila Dom Silvio III. Em Itaporanga, serão 599 imóveis regularizados no núcleo Centro.

O Cidade Legal acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária, sem custo aos municípios e aos moradores. As prefeituras recebem apoio técnico para a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana. Além de garantir segurança jurídica, o programa leva às famílias de baixa renda outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização do imóvel e a transferência para filhos ou herdeiros.

Trabalho na região – Na cidade de Itaberá, já foram entregues 953 moradias. Na região de Itapeva, foram 16.664 unidades entregues e estão em obras mais 1.400 moradias. Essas unidades em construção na região de Itapeva representam R$ 104,3 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.