Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Secretários da Habitação e do Desenvolvimento Regional recebem prefeitos

03/05/2019

O secretário de Estado da Habitação, Flavio Amary, e o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, receberam na tarde desta quinta-feira, 02 de maio, na sede do Palácio dos Bandeirantes, prefeitos e equipes de 14 municípios paulistas que não haviam sido contemplados ainda com empreendimentos da CDHU – Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano. O objetivo do encontro foi orientar os gestores das cidades a apresentarem terrenos e projetos candidatos ao estabelecimento de convênio para a construção de empreendimentos habitacionais de interesse social.

Estiveram presentes à reunião representantes das cidades de Águas de São Pedro, Alumínio, Araçariguama, Holambra, Natividade da Serra, Pirapora do Bom Jesus, Quadra, Redenção da Serra, Itapirapuã Paulista, Juquitiba, Saltinho, São Loureço da Serra, Ribeira e Vargem Grande Paulista.

"Vamos ver qual será o mais rápido dos municípios a apresentar primeiro propostas de projetos à CDHU. O desafio está lançado. E existe vontade política. Vamos acelerar e correr atrás das áreas", declarou aos prefeitos o secretário Flavio Amary. O secretário Vinholi também confirmou ao grupo a disposição da atual gestão em apoiar todos os municípios paulistas, inclusive os que não haviam sido ainda atendidos diretamente pelas duas secretarias estaduais representadas na reunião. O propósito é desenvolver mais projetos que contribuam para o incremento da infraestrutura dos municípios, especialmente nas áreas que mais interferem na qualidade de vida da sua população.

Os prefeitos foram orientados pelo diretor técnico da CDHU, Aguinaldo Quintana, a buscarem terrenos e apresentarem propostas para a construção de conjuntos habitacionais. Mas os terrenos não devem ser adquiridos antes da vistoria técnica que a Companhia se propõe a fazer, para analisar a viabilidade da parceria e orientar a proposta, conforme explicou Quintana.

O terreno ideal deve ter mais de 20 mil metros quadrados, se possível ser plano, sem empecilhos ambientais ou legais e não oferecer dificuldades técnicas para ligações de redes de energia elétrica, água e esgoto. A partir da apresentação do projeto e da vistoria técnica prévia, a CDHU estudará o estabelecimento de convênio para construção do empreendimento em questão. O convênio prevê o repasse de verba à prefeitura, responsável pela contratação da empresa licitada para execução e também pela vistoria das obras. A quantidade de unidades habitacionais construídas em cada município dependerá da combinação entre demanda por habitação na cidade e qualidade técnica da proposta.

"Estamos juntos nessa batalha e tenho certeza de que em breve vamos todos apresentar terrenos e projetos à CDHU", animou-se a prefeita de Araçariguama, Liliana Bechara, convocando os colegas a aderirem ao convite da Secretaria Estadual da Habitação. Ela destacou que sua cidade apresenta hoje déficit habitacional de 4.500 moradias, mas também tem várias áreas disponíveis.

O cenário - de déficit habitacional acentuado e, por outro lado, terrenos disponíveis para empreendimentos – se repete em vários outros municípios com representantes na reunião. Daí a relevância do convite das duas Secretarias. "Estou tocado com a agilidade dos secretários no atendimento às nossas cidades", agradeceu o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio. "Esse novo governo e os secretários Amary e Vinholi estão demonstrando atenção e celeridade diante dos pedidos dos prefeitos, das cidades", endossou o prefeito de Holambra, Fernando de Godoy.

A partir da próxima semana, a CDHU poderá começar a receber propostas de visitas técnicas aos terrenos listados pelos municípios.

Secretaria da Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas