Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Secretário Flavio Amary recebe demandas habitacionais de 14 prefeitos

07/05/2019

O secretário estadual da Habitação, Flavio Amary, se reuniu, nesta segunda-feira (6/5), na sede da Secretaria Estadual da Habitação, com 18 prefeitos e vice-prefeitos das regiões administrativas de Marília, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. Foram discutidas e esclarecidas as iniciativas da Pasta para os municípios. Além disso, Amary atendeu todos os prefeitos presentes e recebeu as demandas habitacionais de suas respectivas cidades.

"Cada município tem suas características específicas e, com essa reunião, o objetivo é dar andamento às demandas habitacionais solicitadas por cada um dos prefeitos que aqui estão", disse o secretário Flavio Amary, que realizou um mapeamento habitacional de todas as cidades presentes para atender, com pontualidade, às demandas.

Amary aproveitou para retomar a discussão sobre o programa Vila Dignidade, vigente desde 2009, e ofereceu uma explicação da iniciativa às autoridades presentes com a intenção de manter o programa ativo. "O Vila Dignidade é um programa importante para os idosos de baixa renda. A prefeitura precisa apresentar a nós um terreno em área institucional da cidade, para que nossos técnicos façam uma vistoria e, se constatada a viabilidade de um empreendimento naquele local, é preparado o projeto de um conjunto habitacional de até 28 moradias para atender pessoas da terceira idade em situação de vulnerabilidade social e econômica", esclareceu o secretário. "Os custos são todos estaduais, o município fica responsável apenas pela gestão social permanente do negócio".

Estavam presentes no encontro prefeitos e vice-prefeitos dos municípios de Álvares Machado, Caiabu, Campos Novos Paulista, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Flórida Paulista, Marabá Paulista, Nantes, Narandiba, Pacaembu, Palestina, Platina, Presidente Bernardes, Quintana, Rancharia, Sagres, Santo Anastácio e Santo Expedito. Participaram da reunião especialistas técnicos da Pasta, como o diretor de atendimento habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin, o diretor de obras, Aguinaldo Quintana, a secretária executiva do programa Cidade Legal, Daniela Altavista, e também um representante do deputado estadual Mauro Bragatto.

Vila Dignidade – O Programa Vila Dignidade é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Habitação, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e as Prefeituras dos municípios paulistas. Foi instituído pelo Decreto nº. 54.285, de 29 de abril de 2009, com nova redação dada pelo Decreto Estadual nº. 56.448/2010, e é voltado ao atendimento a idosos de baixa renda do Estado de São Paulo.

O Vila Dignidade visa a construção de equipamento público constituído de moradias assistidas em pequenas vilas, adequadas a essa população, incorporando os preceitos do Desenho Universal. Os conjuntos habitacionais contam com áreas de convivência social e acompanhamento social permanente garantido aos idosos beneficiados. A iniciativa conta com 356 unidades habitacionais entregues em 18 empreendimentos do Estado.

Secretaria da Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas