Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Projeto Foco no Pedaço prorroga exposição fotográfica de moradores de conjuntos da CDHU

08/02/2019

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com o Intistuto Moreira Salles (IMS), prorrogou até 24/2 a exposição  "Múltiplos Olhares sobre o Território". A mostra fotográfica,  de curadoria do IMS, é fruto do Projeto Foco no Pedaço, que busca ampliar a experiência artística e estética dos participantes, estimulando o pensamento crítico e reflexivo sobre arte e cultura por meio de oficinas educativas de fotografia a moradores de conjuntos da Companhia. As peças estão expostas no 9º andar do IMS, na Avenida Paulista, nº 2424. 

“A arte tem a capacidade de mover sentimentos e afetar pessoas de todas as idades. É uma linguagem que aproxima a Companhia dos moradores e aproxima, também, os próprios moradores uns dos outros, justamente por trabalhar a ideia de comunidade e coletividade”, disse a Líder do Núcleo de Gestão de Áreas Públicas e Parcerias da CDHU, Heloísa Martins. “A ideia é causar uma reflexão nos participantes e, através da fotografia, proporcionar um olhar mais refinado acerca do espaço que ocupam – a casa, o condomínio, a rua e o bairro onde moram: por isso o nome Foco no Pedaço”, conta. 

As oficinas aconteceram entre maio e dezembro de 2018, durante os encontros com moradores dos empreendimentos Jaraguá L e Capão Redondo E, que contaram com 16 participantes, e Guarulhos E, com 12 participantes – todos devidamente certificados. Cada condomínio recebeu seis oficinas, cada uma delas com uma carga horária de quatro horas. As aulas ofereceram propostas múltiplas de desenho: por meio da observação e às cegas, seguidas da utilização de câmeras de desenho e fotografia, que ensinam o processo de formação da imagem e o desenvolvimento das câmeras fotográficas. A exposição apresenta fotografias produzidas pelos próprios moradores. 

Durante as aulas foram construídas pelos alunos câmeras pinhole a partir de latas de alumínio, que são câmeras fotográficas artesanais sem lentes, com orifícios feitos por agulha para a entrada da luz. Também foram abordados conceitos de fotografia analógica e digital e realizadas caminhadas, para que os moradores fotografassem seus bairros e refletissem sobre eles. Em uma oficina, os alunos visitaram exposições do IMS e realizaram fotogramas (fotografias sem câmera), além de terem utilizado laboratórios fotográficos e conhecido técnicas alternativas de fotografia. 

“O curso foi ótimo desde o primeiro dia. Tenho quatro filhos e, de início, pensei em desistir por não conseguir assistir às aulas sem as crianças. Mas as equipes da CDHU e do IMS me incentivaram a continuar e consegui pegar meu certificado. Eu aprendi a olhar a Arte de um jeito diferente”, disse a moradora do Conjunto Habitacional Jaraguá L, Vera Lúcia de Oliveira. Ela relata que o grupo – que antes não imaginava quais eram os conceitos de fotografia e nem como eram feitas as revelações das fotos – acabou responsável pela produção das próprias câmeras. “Esse tipo de iniciativa é muito importante para unir os moradores e nos capacitar, mudar a nossa visão de como é viver em comunidade”, arremata. 

Foco no Pedaço – O projeto teve início em 2018 e é uma parceria entre a Superintendência de Desenvolvimento Social em Empreendimentos Habitacionais da CDHU e o IMS, reconhecido por promover exposições de artes plásticas, livros de fotografia, literatura e música. A iniciativa já capacitou 44 moradores, sendo 12 do empreendimento Guarulhos E, 16 do Jaraguá L e mais 16 do Capão Redondo E. 

A parceria funciona com a CDHU indicando ao IMS conjuntos que estejam em fase de pós ocupação, nos quais a equipe social da Companhia trabalha com os moradores, por meio de reuniões e oficinas sobre temas de interesse coletivo, capacitando os mutuários para a gestão condominial, manutenção do local e das moradias, regras de convivência, etc. . A partir da indicação do conjunto, educadores do IMS fazem uma visita e estudam o espaço e as acomodações que receberão as oficinas, além de disponibilizar todo o material para as aulas; enquanto a CDHU mobiliza os moradores. 

SERVIÇO 
Evento gratuito 
Mostra fotográfica “Múltiplos Olhares sobre o Território” 
Data: Até 24/2/2019 
Local: IMS Paulista – Avenida Paulista, nº 2424, 9º andar – Bela Vista, São Paulo 
Horário: Terças a domingos e feriados (exceto segundas), das 10h às 20h. Às quintas, exceto feriados, das 10h às 22h. Última admissão: 30 minutos antes do horário de encerramento. 
Telefone: (11) 2842-9120 
Site: https://goo.gl/bTNVBq 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas