Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Projeto esportivo integra moradores dos conjuntos habitacionais da CDHU

10/01/2019


Com o objetivo de oferecer mais qualidade de vida a crianças e adolescentes que vivem nos Conjuntos Habitacionais da CDHU, o programa CDHU - Esporte, Lazer e Cidadania quer incluir e possibilitar o exercício da cidadania por meio da prática esportiva. Desde a sua implementação, em 2012, o projeto beneficia mais de 1.400 jovens e crianças por meio de festivais, campeonatos, torneios, gincanas recreativas e esportivas.

Em 2016 e 2017, o projeto levou para os municípios de Cubatão, Lavrinhas, Guaratinguetá, Sorocaba, Batatais , São José do Rio Preto, Américo Brasiliense, Pedro de Toledo, Itapetininga, Cenário Lange e São Paulo diversas atividades envolvendo esporte, lazer e entretenimento. As Escolinhas de Futsal e Futebol de Campo, por exemplo, atenderam mais de 600 crianças e adolescentes moradores dos Conjuntos Habitacionais da CDHU e entorno.

Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, residentes nos Conjuntos Habitacionais atendidos pela CDHU, podem participar. Entre as missões do projeto está a importância da inclusão social por meio do esporte, criando referência para a criança e o adolescente. "A valorização do esporte no Brasil e no mundo também é disseminada com as modalidades envolvidas. Proporcionar mais saúde, equilíbrio físico, motor e psicológico está, também, entre as metas do projeto", explica o coordenador do Projeto, Gilvan Medeiros.

Esse trabalho tem sido muito importante para democratizar a prática esportiva e de lazer, além de provocar mudanças comportamentais na rotina de crianças e dos adolescentes, mostrando como a tolerância, respeito pela diversidade e solidariedade são valores importantes para o esporte. "A qualidade de vida do meu filho melhorou muito depois do projeto esportivo, sinto que ele está muito mais disposto no dia a dia", relata o morador do Conj. Habitacional em Sorocada, João Oswaldo Batista. 

O Estado de São Paulo, por meio dessa iniciativa, acredita que é possível integrar e sensibilizar os moradores dos Conjuntos Habitacionais por meio da prática de esportes. Além disso, é preciso resgatar as relações sociais através da participação espontânea, se tornando motivadora e prazerosa. "A relação dos moradores melhorou muito, levamos nossos filhos para quadra e ficamos mais próximos dos outros pais", esclare a manicure Maria Teresa Silva, moradadora da CDHU de Sorocada. 

"Os interessados em participar podem ter acessos às modalidades futsal, futebol, voleibol, basquetebol, handebol, xadrez e artes marciais", explica a gerente de Ação Institucional Integrada da CDHU, Maristela Valenciano.

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas