Projeto Música no Pimentas desperta o interesse de jovens pela música

28/11/2018

Mais de 350 crianças e adolescentes já passaram pelos cursos oferecidos gratuitamente pelo Projeto Música no Pimentas. Violoncelo, violino e canto em coral são as opções de aulas práticas e teóricas que os jovens e crianças do bairro e região, entre 8 e 18 anos de idade, têm à disposição há quatro anos. As atividades integram um conjunto de ações sociais promovidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU).

Os cursos são divididos em dois módulos, com duração de um semestre cada, na escola estadual Rafael Rodrigues Filho, localizada no mesmo bairro. As aulas são ministradas todas as segundas, quartas e sextas-feiras, entre 9h30 e 11h30.

A estudante do Ensino Médio, Lauane Cristina, de 15 anos, pretendia ser veterinária. Mas as aulas de canto e de violino fizeram com que ela mudasse de ideia. A paixão pela música foi mais forte. "Planejo viver no México e fazer carreira no exterior", compartilha.

Os violinos são grandes companheiros da jovem Ester Santos, de 13 anos, há anos. O primeiro instrumento que tocou era bem pequeno. Depois, ganhou um médio e agora executa suas músicas num instrumento bem maior. E viver de música já entrou nos planos dela. "Pretendo trabalhar com musicista profissional, na Marinha do Brasil. Meu sonho é tocar na França e nos Estados Unidos", explica.

A música não ficará de lado, mas a jovem de 12 anos,  Júlia Yumi, tem outras aspirações profissionais. "Vivi quatro anos no Japão, com meus pais e adorei. Quero ser escritora e morar no Canadá" disse. Música não estava em seus planos, mas há seis meses uma visita dos professores da Orquestra dos Pimentas à escola estadual de ensino onde estuda, despertou o interesse pelo violino. "Pratico Muay Thai e pretendo fazer cursos de desenho para Animes, mas vou continuar tocando", completa.

Orgulho é a palavra que define a participação dos jovens no projeto para o maestro Henrique Muller, coordenador do Projeto Música no Pimentas "Vários deles nunca haviam tido nenhum contato com a música e, em três meses, já estão tocando. Muitos pretendem viver profissionalmente como instrumentistas", conta.

Projeto Música no Pimentas

Escola Estadual Rafael Rodrigues Filho