Famílias da cidade de Itaberá foram sorteadas com 100 moradias da CDHU

09/11/2018

Nesta sexta-feira (9), a CDHU sorteou 100 moradias do Conjunto Habitacional Itaberá G, no município de Itaberá, região administrativa de Itapeva. Neste empreendimento, foram investidos pela companhia R$ 10,7 milhões.

Ao todo, foram destinadas 53 unidades para a população em geral, 28 para famílias removidas de área de risco, sete para deficientes, cinco para idosos, quatro para policiais e agentes penitenciários e três para indivíduos sós.

“Esse sorteio era minha única esperança de ter uma casa e eu consegui, graças a Deus. Agora posso investir o dinheiro que sobrar na educação da minha filha”, disse a sorteada Rubiana Brito da Silva, de 25 anos.

Neste sorteio, 1.543 famílias foram cadastradas, sendo que 93,5% têm renda de até três salários mínimos. A inscrição foi realizada no mês de agosto no Ginásio de Esportes Municipal.

A data da habilitação ainda não está agendada e será divulgada tanto pela prefeitura quanto pelo Escritório Regional CDHU Sorocaba. Para participar do programa habitacional, é necessário que os sorteados cumpram os requisitos exigidos.

Durante o evento, a sorteada Débora Priscila de Oliveira, de 35 anos, comemorou o sonho realizado. “Depois que me separei do meu ex-marido precisei voltar para a casa da minha família aqui em Itaberá. Rezei muito para ser sorteada e agora é real, eu tenho uma casa só minha”, disse.

As moradias têm dois dormitórios, com 56,67 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço coberta. Contam também com completa infraestrutura urbana, pavimentação, paisagismo, iluminação pública, calçada, muros de arrimo, drenagem, muretas de divisa e redes de água, esgoto e elétrica.

As unidades e o condomínio respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria da Habitação, como azulejo nas paredes da cozinha e do banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos, medição individualizada de água, acessibilidade, aquecedores de água instalados, entre outras melhorias.

“A CDHU já construiu mais de 530 mil casas no Estado e investiu mais de R$ 6 bilhões em moradias. Temos mais de 1.500 famílias inscritas aqui e vamos trabalhar, em parceria com a prefeitura, para trazer mais casas para Itaberá”, disse o diretor técnico de obras da CDHU, Miguel Calderaro.

O presidente da CDHU, Humberto Schmidt, destaca a importância de um cidadão ser sorteado. “É uma mudança de vida quando a família consegue sair do aluguel para investir na casa própria, é uma nova fase”, disse.

Desde 2015, na região administrativa de Itapeva foram 3.318 Habitações de Interesse Social (HIS) entregues e 2.263 estão em obras. Essas unidades representam R$ 285,4 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação – CDHU e Agência Casa Paulista.