Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Durante entrega do Parque Linear Pinheiro do Miranda, CDHU anuncia novas ações em Cubatão

04/07/2018
Presidente anunciou licitação para revitalização do Bolsão 7 e a destinação das casas da Vila Santista de Papel a famílias da Serra do Mar, entre outras novidades
 

A entrega do Parque Linear Pinheiro do Miranda, na manhã desta quarta-feira (4), em Cubatão, é a concretização de uma importante etapa do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. O Parque tem uma área de 7,2 mil m² e oferece à população dos bairros Cota e outros bairros vizinhos playground, espaço para eventos e apresentações artísticas, praças dedicadas aos jogos de tabuleiro e de mesa, áreas de ginástica e caminhada, quadra poliesportiva, espaço para a prática de skate, mirante, entre outros equipamentos. A construção do Parque Pinheiro do Miranda foi iniciada em abril de 2016 e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) investiu R$ 4,88 milhões para a conclusão das obras. 

Durante a fase de desenvolvimento do projeto executivo, houve grande participação dos moradores dos bairros envolvidos. Atuante no projeto Ateliê Arte nas Cotas há quatro anos e moradora do bairro há 22, a moradora Edileusa Joventino Batista (56) recebeu as autoridades presentes no evento em sua casa e elogiou o novo visual do ambiente. A dona de casa mora com o marido (62) e os três filhos (40, 32 e 29 anos) e irá ajudar a monitorar o parque Pinheiro do Miranda. “Com a equipe social da CDHU, acompanhei a construção desse parque desde o início e ficou mais bonito do que eu imaginava. Tem brinquedos, quadra, tudo para unir mais a nossa população”, afirmou satisfeita. “Para preservar o parque, estamos criando, por conta própria, um grupo de fiscalização que irá monitorar o local a fim de evitar qualquer tipo de depredação”, completou. 

Durante evento, o presidente da CDHU, Humberto Schmidt, reforçou que a atuação da Companhia é sempre feita em parceria com moradores e lideranças locais, e anunciou outras importantes etapas de progresso do Programa da Serra do Mar. "Parecia uma missão impossível remover milhares de famílias de dentro de um parque estadual, de uma área de preservação, para começarmos a atuação na região. Nós vencemos os obstáculos e conseguimos, através da boa relação com a comunidade, buscar soluções e realizar obras de urbanização, conjuntos habitacionais e parques lineares, que revitalizaram Cubatão", disse Schmidt. "Nossas iniciativas aqui são muito mais do que apenas obras - nós cuidamos das pessoas". 

A primeira das novidades é a entrega, para a Fundação Florestal, de uma área de 570 mil m² que será incorporada ao Parque da Serra do Mar. Outro anúncio se refere à conclusão das obras do sistema de abastecimento de água do bairro Cota 200. A nova rede de abastecimento foi entregue para a Sabesp operar. Um acordo entre a CDHU e a MD Papéis viabilizará aproximadamente 40 casas da Vila Santista de Papel para atendimento habitacional de famílias do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Ainda como parte do programa, o presidente anunciou o lançamento do edital de licitação para revitalização do Conjunto Habitacional Vila Harmonia, conhecido como Bolsão 7, 

Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar 
A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e a Prefeitura de Cubatão, com apoio financeiro do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), realiza o 

Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e Sistema de Mosaico da Mata Atlântica. O objetivo do programa é recuperar áreas comprometidas pelas ocupações irregulares por meio de intervenções sociais e urbanísticas. As ações englobam remoções e reassentamentos, com o desenvolvimento de projetos sociais de organização comunitária e desenvolvimento sustentável. Parte do programa, o Projeto Ateliê Arte nas Cotas promove intercâmbio entre práticas e conhecimentos artísticos, como pinturas em tecidos e em casas dos bairros Cota. 

A primeira fase do programa concentra-se no município de Cubatão, em uma área de aproximadamente 200 ha (2 milhões de m²), com uma população de 32 mil pessoas ou 8 mil famílias. Até agora o projeto beneficiou 7.079 famílias: 3.594 reassentadas no próprio município de Cubatão; 558 reassentadas em outros municípios (Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe, São Vicente, São Bernardo e São Paulo); 27 receberam cartas de crédito; e 2.900 contempladas por obras de urbanização e ações de organização comunitária.   

Projetos Sociais Programa Serra do Mar 
A CDHU oferece diversas oficinas de capacitação no âmbito do Programa da Serra do Mar. Eles geram complementação de renda para os moradores envolvidos através da confecção de linhas produtos e atividades que são inicialmente incubadas nos próprios projetos. 

O Projeto Com Com (Comunicação Comunitária) é um curso de formação em jornal, rádio, mídias sociais, TV, vídeo e fotografia, blog e documentários. O Arte nas Cotas explora a intervenção em arte urbana, mosaico, pintura, estêncil, confecção de produtos de papelaria e vestuário. O Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local (Nesdel) oferece capacitação técnica a grupos produtivos locais com base na economia solidária e comércio justo nas áreas de alimentação. Há, também, o Projeto Cota Viva, que trata de educação ambiental; e o Tur na Serra (TBC), que consiste em um curso de pós-urbanização com ênfase em Turismo Comunitário. 
  
Os profissionais que atuam nos cursos são de empresas e órgãos parceiros da CDHU nesse processo: Transpetro, UNESP, SESC, Prefeitura de Cubatão, PESM (Programa Estadual Serra do Mar) - Núcleo Itutinga Pilões. Além da Rádio Visão FM e TV Polo, e diversas escolas do entorno. Todos os cursos acontecem em diversos locais dos bairros Cota e formaram, em 2017, 3.126 alunos. 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas