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Aplicativo de celular facilita a vida de síndicos e estreita relacionamento entre mutuários e CDHU

03/07/2018
A ferramenta oferece mais capacidade de controle das tarefas dos condomínios, como a emissão de boletos, contas a pagar, serviços de manutenção, prestação de contas e agendamento de assembleias

 

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) assinou, no início de fevereiro deste ano, convênio que possibilita que síndicos e subsíndicos de conjuntos habitacionais da Companhia e da Agência Casa Paulista tenham, em seus smartphones, o aplicativo SmartSíndico. A plataforma interativa permite ao síndico realizar, com rapidez e facilidade, tarefas como emissão de boletos e recibos, registro de despesas pagas e a pagar, elaboração da prestação de contas, campanhas para redução de inadimplência, envio de mensagens aos moradores, entre outras. 

A experiência teve início no último mês de março e está em período de testes, com previsão de término em agosto. Os empreendimentos Campinas H, Itapetininga F, Capão Redondo A e Bela Vista E foram os selecionados para testar a ferramenta e seus moradores e síndicos têm o acompanhamento da equipe social da CDHU durante toda a fase de experiência. Após esse período, os próprios moradores decidirão, em assembleia com seus respectivos síndicos, se contratarão ou não o aplicativo. 

O aplicativo facilitou a vida de Antônio Santana (49), síndico do Conjunto Habitacional Capão Redondo A há mais de dez anos. “O SmartSíndico tem sido muito útil para mim. Administro 256 apartamentos e preciso prestar contas, emitir boletos, negociar inadimplência, atender demanda dos moradores. Tenho muitas pastas e papéis, arquivos de cada apartamento e precisava me organizar muito bem para não me perder. Agora, com essa ferramenta, todo o trabalho condominial foi unificado em uma única plataforma, o que facilita muito mais minha comunicação com os moradores e o cumprimento das minhas atribuições. Papel nunca mais!”, disse. 

Desenvolvido pela MegaApp Tecnologia Ltda, o SmartSíndico torna a gestão de condomínios de Habitação de Interesse Social (HIS) transparente e participativa, auxiliando na administração de condomínios, facilitando o cumprimento das obrigações legais e oferecendo maior transparência na prestação de contas; além de aumentar a interatividade da equipe social da Companhia com os condôminos para esclarecimentos e orientações. O objetivo do aplicativo é dotar os condomínios de todas as ferramentas e funcionalidades de apoio ao desenvolvimento da gestão condominial, assim, também trabalha a capacitação dos síndicos, oferecendo videoaulas com orientações sobre rotinas e procedimentos condominiais, manuais com dicas, modelos de formulários e documentos. 

A rotina da moradora do Capão Redondo A, Helena de Lima (53), tem sido mais prática desde que o aplicativo foi implantado em seu prédio. “O SmartSíndico te detalha item por item, quanto você gastou de água, luz, gás. Caso as empresas de entrega de contas entrem em greve, não preciso mais me preocupar em não receber meus boletos, já que o aplicativo reúne todas elas em um só lugar”, afirma. “E também consigo enviar mensagens diretamente ao síndico para tirar dúvidas. Muito prático e fácil ficar em dia”. 

Para utilizar a ferramenta é necessário ter um celular com sistema operacional Android. Até o momento, a plataforma está disponível apenas para condomínios selecionados e pré-cadastrados. 

Pitch Gov – O SmartSíndico faz parte do programa Pitch Gov instituído pelo Decreto nº 61.492, de 17 de setembro de 2015, e coordenado pela Secretaria de Governo do Estado. O programa propõe a adoção de instrumentos de apresentação, seleção e teste de soluções inovadoras para desafios de relevância pública, visando estabelecer uma rede de relacionamento que auxilie os gestores condominiais e estimule novas iniciativas de gestão. 

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