Morar Bem, Viver Melhor entrega 63 casas para famílias de Vista Alegre do Alto

14/06/2018

A entrega das novas moradias beneficia aproximadamente 300 pessoas

Com R$ 7,5 milhões de investimento, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) entregou, nesta quinta-feira, 13, as primeiras 63 casas do empreendimento Vista Alegre do Alto A, em Vista Alegre do Alto, na região administrativa de Barretos. Ao todo, serão 126 unidades que compreendem um recurso total de R$ 15 milhões. As 63 moradias restantes serão entregues no final do segundo semestre deste ano.

"Construir novas casas é contribuir para o desenvolvimento dos municípios e, como consequência, do Estado. Por isso, sempre procuramos agilizar os processos, assinar novos convênios e executar mais obras. Entregamos hoje essa primeira etapa do conjunto São Nicolau e vamos continuar trabalhando para entregar o restante nos próximos três meses", explicou durante o evento de entrega o governador Márcio França.

O conjunto respeita e incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação. As unidades têm dois dormitórios, com 56,67 m² de área construída, sala, cozinha e banheiro. O condomínio conta com completa infraestrutura e melhorias: redes de água, esgoto, drenagem e elétrica; iluminação pública, pavimentação, passeio público, muro de divisa, calçada de acesso, estrutura metálica para cobertura, azulejo na cozinha e no banheiro, esquadrias em aço com pintura eletroestática, laje, piso cerâmico com rodapé e aquecedores solares instalados. Os moradores devem acionar a concessionária de energia para solicitar a ligação individual de energia, portando documento de identidade, a partir do recebimento das chaves.

"O Governo do Estado sempre trabalha para atender a população mais carente. Não poupamos esforços e investimento para entregar obras de qualidade como estas casas”, disse o presidente da CDHU, Humberto Schmidt, em seu discurso. E completou: “valorizem o patrimônio de vocês e sejam felizes no novo lar".

O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a, no máximo, 20% dos rendimentos. Das 573 famílias classificadas no sorteio, contando também as suplentes, mais de 85% têm renda familiar de até três salários mínimos. O sorteio foi realizado em novembro de 2017, Ginásio Municipal de Esportes.

Jucélio Araújo de Souza (38), operário de uma usina de cana de açúcar, e sua esposa Jaciane Santos (21) estão ansiosos para viver na nova casa com a filha Maria Clara, de nove anos. Contaram que vão “mudar amanhã mesmo”. E relataram que até agora moravam em uma zona rural, afastada da cidade. “Todo dia era uma dificuldade para se locomover. O conjunto São Nicolau é muito bem localizado. Fica perto da escola onde nossa filha estuda e tem tudo próximo: posto de saúde, pontos de ônibus e mercado".

Das 63 unidades habitacionais sorteadas, 54 foram destinadas para a população em geral, três para idosos, cinco para deficientes, uma para indivíduos sós e cinco para deficientes. As proporções respeitam regulamentações internas e legislações da política habitacional, sendo assim, a CDHU destina 7% de suas moradias a deficientes (Leis Estaduais 10.844/2011 e 12.907/2008) e 5% a idosos (Lei Federal 10.741/2003).

“É o sonho de todo mundo ter uma casa própria e, hoje, eu estou realizando o meu. Tudo isso graças aos sorteios da CDHU”, relata a sorteada Maria Antônia Prado.

Trabalho desde 2015 – Na região administrativa de Barretos, foram 482 Habitações de Interesse Social (HIS) entregues; e mais 625 estão com obras em andamento. Essas unidades representam R$ 123 milhões em investimentos pelos dois braços operacionais da pasta – CDHU e Agência Casa Paulista.

Morar Bem, Viver Melhor - Reúne todas as ações e investimentos em habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.