CDHU e Instituto Moreira Salles promovem Oficina de Fotografia em Guarulhos

24/05/2018

Nesta quinta-feira (24), a CDHU oferece curso de capacitação profissional em fotografia para seus mutuários. A oficina é fruto da parceria com o Instituto Moreira Salles, e está sendo realizada em nosso EAT [Escritório de Apoio Técnico], próximo ao Conjunto Habitacional Guarulhos E, na cidade de Guarulhos. O projeto chamado de Foco no Pedaço realizará oficinas de fotografia para mutuários desse e de mais dois outros conjuntos CDHU na cidade de São Paulo. "Os cursos ajudam introduzir os mutuários ao ato fotográfico, focalizando o olhar do mutuário sobre sua habitação e território", explica Maristela Valenciano Achilles da Gerência de Ações Institucionais Integradas da CDHU.

Cronograma do curso

14h00 às 15h30: Construção da câmera obscura.

Será proposto uma prática onde cada participante construirá uma câmera obscura. Além da confecção desta câmera, os participantes observarão o entorno do galpão. O aparato de observação servirá como recurso visual para reforçar a compreensão da formação da imagem.

15h30 às 16h00: Reflexão sobre formação da imagem e o que é fotografia.

Como fotografamos? Quando e por que fotografamos? O que é uma imagem? Como ela se forma? Como a captamos? Partindo da discussão sobre o olhar, contextualizaremos o grupo sobre a formação da imagem, do seu aspecto físico até a necessidade da captura e guarda da imagem, chegando assim na fotografia.

16h00 às 16h15: Intervalo

16h15 às 17h15:  Reflexão e construção de câmeras pinhole.

As câmeras já deverão estar pré-prontas para finalização junto aos participantes. Cada um receberá uma lata para uso pessoal.

A câmera pinhole será usada com o intuito de gerar uma produção de imagem através de uma técnica artesanal. Cada participante receberá um kit para montagem de sua própria câmera, quando o processo da câmera pinhole será explanado.

17h15 às 17h30: Fechamento e preenchimento do questionário.