Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Habitação entrega 40 casas para famílias de Adolfo

08/05/2018

 O sonho da casa própria foi realizado para 40 famílias de Adolfo, na região de São José do Rio Preto, na última sexta-feira (04/05). O Programa Morar Bem, Viver Melhor – por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) – entregou 40 unidades do Conjunto Habitacional Marino Celoto – Adolfo E. O sorteio das casas foi realizado dia 27 de outubro de 2017, no Ginásio Esportivo Helio Lipa. 

A açougueira Regiane Cristina Vieira, de 29 anos, paga aluguel há 16 anos. “Quando me separei do meu marido, comecei a criar minha filha, de 7 anos, sozinha. Pagar aluguel é um dinheiro que vai e não volta, mas pagar as prestações é investir na minha casa. Receber essa casa é uma luz nas nossas vidas, é um sonho realizado. É uma herança para a minha filha”.

As unidades têm dois dormitórios, com 56,67 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio conta com completa infraestrutura urbana, pavimentação, paisagismo, iluminação pública, redes de água, esgoto e elétrica, aquecimento solar para chuveiro, acessibilidade, entre outras melhorias. Serão 33 unidades para a população geral, três para deficientes, três para idosos e um para policiais e agentes.

O governador Márcio França ressaltou os esforços feitos para entregar as moradias para população. “Essas primeiras 48 casas do Conjunto Habitacional Adolfo E que estamos entregando foram pagas por todos nós. Do imposto que pagamos, 18% é relativo ao ICMS. Dessa quantia, 1% é investido em habitação. Nesses anos de crise no Brasil, nós nunca paralisamos obras. O nosso esforço é para que a política possa servir as pessoas”.  

 As moradias respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação – piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, aquecimento solar para chuveiro, e acessibilidade, entre outras melhorias. O investimento nessas unidades foi de R$ 4,4 milhões. Nas 89 unidades que o empreendimento tem ao todo, foram investidos R$ 9,7 milhões.

 “Nos últimos meses assinamos centenas de convênios habitacionais. Os municípios cedem os terrenos, a CDHU licita a obra e paga a construção das casas. Pelo programa Minha Casa, Minha Vida, temos 8 mil contratos novos aprovados pelo Ministério das Cidades. Esse projeto é uma parceria tripla: governo federal, estadual e municipal. O Governo de SP tem uma gestão responsável que leva a área da Habitação adiante”, disse o presidente da CDHU, Nédio Rosselli.  

O prazo de financiamento das moradias será de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a, no máximo, 20% dos rendimentos. 

O prefeito de Adolfo, Izael Antonio Fernandes, agradeceu o apoio recebido pela pasta. “Sabendo da situação do país, fomos presenteados com esse conjunto habitacional graças à CDHU e o Governo do Estado de São Paulo. A primeira entrega dessas 40 unidades é resultado da união das esferas de governo”. 


Trabalho desde 2011 - Na região administrativa de São José do Rio Preto, foram 10.094 Habitações de Interesse Social (HIS) entregues; e mais 1.006 estão com obras em andamento. O que representa esforços dos dois braços operacionais da pasta – CDHU e Agência Casa Paulista.



Morar Bem, Viver Melhor - Reúne todas as ações e investimentos em habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas. 

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas