Morar Bem, Viver Melhor sorteia 278 casas para famílias de Monte Azul Paulista

08/05/2018

Foram sorteadas na última sexta-feira (04/05), 278 casas do Morar Bem, Viver Melhor para o Conjunto Habitacional Monte Azul Paulista G, em Monte Azul Paulista. As inscrições foram realizadas em fevereiro de 2018, na Escola Municipal EMEF Coronel Aureliano Junqueira Franco.

Do total de unidades serão 191 para a população em geral, 20 para deficientes, 14 para idosos, 12 para policiais e agentes penitenciários, seis unidades para indivíduos sós e 35 para remoção de áreas de risco.

“Sempre paguei aluguel, não estudei, precisei sustentar meus filhos sozinha. Tenho problemas psicológicos, de coluna, pressão alta. É muito apertado pagar aluguel e remédios. Quero me mudar logo! Colocar os meus jogos de crochê no meu sofá e arrumar as minhas panelas”, conta a aposentada Maria Helena Bafini (65), que trabalhou como auxiliar de serviços gerais durante toda a vida e irá morar com o sobrinho na nova casa.

A data da habilitação ainda não está agendada e será divulgada tanto pela prefeitura quanto pelo Escritório Regional Ribeirão Preto CDHU. Na ocasião, os sorteados deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar e atestar que o chefe da família trabalhe no município há pelo menos cinco anos, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.

“São mais de 1800 famílias inscritas. Todas as fases dos sorteios da CDHU são transparentes. Verificado nome por nome para termos a garantia de que os 278 sorteados não tenham imóveis próprios e nem tenham sido beneficiados em outros programas habitacionais”, afirmou o presidente da CDHU, Nédio Rosselli.

Para participar dos sorteios de moradias da CDHU, as famílias devem possuir, obrigatoriamente, renda entre 1 e 10 salários mínimos; não ser proprietária de imóveis; não possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional; não ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais da Secretaria da Habitação/CDHU ou outro agente promotor/financeiro; e deve morar ou trabalhar há pelo menos 5 anos no município. Durante a inscrição, os dados dos interessados são checados.

Sorteio de deficientes

Os deficientes participam, primeiro, do sorteio para a demanda geral. Os não sorteados e os sorteados como suplentes têm uma segunda chance, em uma nova data que é comunicada, de participação em sorteio específico para as unidades habitacionais reservadas (7%). Quando sorteados, são encaminhados à perícia médica com profissional de saúde da rede pública, indicado pelo estado ou município, para comprovação da deficiência.

Sorteio de policiais e agentes penitenciários

Para os agentes penitenciários e os policiais civis e militares, há reserva de 4% das uhs. Esses não participam do sorteio geral, já que, conforme determina a legislação, são classificados de acordo com o tempo de lotação do município.

Conjunto Habitacional

O empreendimento foi viabilizado pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor, por meio da CDHU. As unidades têm dois dormitórios, entre 56,28 m² e 45,21 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As moradias respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação – piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, aquecimento solar para chuveiro, e acessibilidade, entre outras melhorias.

O investimento total na obra foi de R$ 34,2 milhões. Os condomínios contam com completa infraestrutura urbana, pavimentação, paisagismo, iluminação pública e redes de água, esgoto e elétrica, áreas de lazer, centro comunitário, playground, quadra poliesportiva e espaço para estacionamento.

Trabalho desde 2011 - Na região administrativa de Barretos, foram 1.281 Habitações de Interesse Social (HIS) entregues; e mais 695 estão com obras em andamento. O que representa esforços dois braços operacionais da pasta – CDHU e Agência Casa Paulista.

Morar Bem, Viver Melhor - Reúne todas as ações e investimentos em habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.