Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Casa Modelo da CDHU é destaque da Feicon Batimat 2018

10/04/2018
Secretário da Habitação participou da abertura do 24º Salão Internacional da Construção e Arquitetura, que aconteceu nesta terça-feira, 10, no São Paulo Expo

O secretário estadual da Habitação, Nelson Baeta, participou nesta terça-feira (10/4) da abertura da Feicon Batimat 2018 – 24º Salão Internacional da Construção e Arquitetura. Nesta edição, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) expõe a casa que serve de modelo para as futuras contratações da companhia, um projeto que privilegia a qualidade, eficiência construtiva, economia para os futuros moradores e a responsabilidade com o meio ambiente. A feira será realizada entre 10 e 13 de abril, das 10h às 20h, no São Paulo Expo, Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda. 
 
"Segundo os organizadores, a Casa Modelo da CDHU, foi uma das mais visitadas no evento. O que é uma alegria enorme para nós, reunir em uma só casa, acessibilidade completa e sustentabilidade", disse Baeta Neves. 

A Casa Modelo da CDHU foi executada em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos, de acordo com as diretrizes de qualidade da empresa, com pé-direito de 2,60m (que permite melhoria na iluminação e ventilação da residência), laje de concreto, piso cerâmico em todos os ambientes, azulejo até o teto nas áreas molhadas, estrutura metálica para o telhado, área de serviço coberta, sistema fotovoltaico e esquadrias de alumínio ou aço galvanizado com pintura eletrostática. No total, a unidade conta com 47,87m² e atende parâmetros da Caixa Econômica Federal. 

A obra traz uma série de melhorias para tornar a moradia mais confortável, segura e durável, proporcionando bem-estar a seus mutuários. O foco é a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente aliadas à redução dos custos de consumo e manutenção para os futuros moradores. As unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água e energia elétrica. Visando a melhoria contínua, a CDHU está implantando um projeto piloto para testar um sistema de reuso de água das chuvas na descarga das bacias sanitárias. 

A casa conta com acessibilidade completa, que permite a circulação de moradores com deficiência ou mobilidade física temporária ou permanente por todo o imóvel. Isso também beneficia pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, como idosos, gestantes e crianças. Os cômodos contam com espaço para girar cadeiras de roda, corredores largos, janelas em altura que permitam visão externa, vãos de 90 cm, portas com 80 cm de largura, banheiros acessíveis e lavanderia coberta. "Na feira, mostramos que acessibilidade é total. Todas as normas universais estão presentes em nossa casa", explicou Sérgio Teixeira, engenheiro da CDHU. 

As mesmas técnicas de construção, com alvenaria armada com blocos estruturais, podem ser usadas em imóveis residenciais de médio ou alto padrão e  em edifícios. 

Sistema fotovoltaico 

Como consequência do sucesso do projeto-piloto, os empreendimentos Aparecida B, com 62 apartamentos, e Cubatão B, com 216 unidades, já se encontram em obras com a tecnologia fotovoltaica. E, daqui por diante, todas as novas licitações de empreendimentos da CDHU já terão incorporada ao projeto a nova tecnologia. 

Cada placa é responsável por gerar 35 KWh de energia por mês, em média, o que representa um desconto de até R$ 45,5 na conta de luz dos mutuários. A energia é utilizada no consumo geral do residencial e o excedente pode ser transferido para a rede de fornecimento da distribuidora. Quando não houver produção de energia, seja à noite ou em dias com forte nebulosidade, as residências serão abastecidas pela eletricidade da rede. 

Morar Bem, Viver Melhor – O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.? 


Feicon Batimat – A Feicon é referência na promoção de negócios para toda cadeia da construção civil e arquitetura na América Latina. O evento é realizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. Considerada como uma das mais importantes plataformas de inspiração para seus milhares de visitantes, a feira possui 24 anos de história. O evento é o único que proporciona uma visão completa da área em um só lugar, reunindo todos os setores da cadeia produtiva e apresentando uma extensa e variada programação temática. A feira é uma das principais datas para o calendário de vendas das empresas e indústrias da construção civil. 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas