A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, está reforçando suas estratégias de renegociação de dívidas. Hoje, a Companhia tem o Call Center como canal de negociação e equipes de campo que fazem a negociação porta a porta, além de outros canais, como a internet e os postos de atendimento físicos.
De acordo com o gerente da Regional da CDHU de São José do Rio Preto e Araçatuba, Marcelo Hercolin, esse conjunto de ações garante diferentes possibilidades de chegar ao mutuário. “Enquanto na internet dependemos da iniciativa dele, na visita porta a porta, somos proativos e levamos até ele a proposta para ficar em dia e não correr riscos”, explica.
Para que o mutuário não perca sua moradia, no ano passado, a empresa já havia disparado diferentes ações para facilitar o processo de renegociação e também para diminuir a inadimplência. Foram enviados a eles desde avisos de cobrança sistematizados, até envio de boletos com prestações agrupadas. Foram realizadas também audiências de conciliação, leilões e disponibilização de acordos pela internet.
Mensalmente, foram enviados boletos com agrupamento de prestações vencidas às residências dos mutuários em atraso. Foram postados mais de 600 mil boletos, resultando numa arrecadação, até novembro, de R$ 96.604.162,67.
Por meio da Câmara de Conciliação, instalada na sede da CDHU, resultado da parceria com o CEJUSC – Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania, foram firmados 475 acordos judiciais, totalizando R$ 7.925.730,49 repactuados.
Em dezembro, houve o reforço da campanha “Fique em Dia”. “O resultado foi muito positivo: 58.109 mutuários regularizaram seus débitos, quitando suas dívidas ou renegociando. Foram arrecadados R$ 13.680.279,24”, ressalta o presidente da Companhia, Nédio Rosselli.