Habitação reforça canais de negociação com o mutuário

09/03/2018

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, está reforçando suas estratégias de renegociação de dívidas. Hoje, a Companhia tem o Call Center como canal de negociação e equipes de campo que fazem a negociação porta a porta, além de outros canais, como a internet e os postos de atendimento físicos.

De acordo com o gerente da Regional da CDHU de São José do Rio Preto e Araçatuba, Marcelo Hercolin, esse conjunto de ações garante diferentes possibilidades de chegar ao mutuário. “Enquanto na internet dependemos da iniciativa dele, na visita porta a porta, somos proativos e levamos até ele a proposta para ficar em dia e não correr riscos”, explica.

Para que o mutuário não perca sua moradia, no ano passado, a empresa já havia disparado diferentes ações para facilitar o processo de renegociação e também para diminuir a inadimplência. Foram enviados a eles desde avisos de cobrança siste­matizados, até envio de boletos com prestações agrupadas. Foram realizadas também audiências de conciliação, leilões e disponibilização de acordos pela internet.

Mensalmente, foram enviados boletos com agrupamento de prestações vencidas às residências dos mutuários em atraso. Foram postados mais de 600 mil boletos, resultan­do numa arrecadação, até novembro, de R$ 96.604.162,67.

Por meio da Câmara de Conciliação, instalada na sede da CDHU, resultado da par­ceria com o CEJUSC – Centro Judiciário de Solu­ções de Conflitos e Cidadania, foram firmados 475 acordos judiciais, totalizando R$ 7.925.730,49 repactuados.

Em dezembro, houve o reforço da cam­panha “Fique em Dia”. “O resultado foi muito positivo: 58.109 mutuários regularizaram seus débitos, quitando suas dívidas ou renegocian­do. Foram arrecadados R$ 13.680.279,24”, ressalta o presidente da Companhia, Nédio Rosselli.