Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Governo investe em moradias no Centro de SP sem descuidar do meio ambiente

07/03/2018

O Governo do Estado de São Paulo é protagonista da primeira PPP – Parceria Público-Privada da Habitação do País. A iniciativa traz para o centro da Capital famílias que lá trabalham para morar. Além de aproximá-las do trabalho, ainda revitaliza a região, recupera o entorno e reforça os cuidados com o meio ambiente. Nesse quesito, entra a nova praça Júlio Prestes, que teve um grande aliado, o professor aposentado Albino de Bortoli, de 74 anos. Ele fez o primeiro plantio de árvores no local nesta terça-feira (6/3). 

O projeto de plantio, uma iniciativa da PPP da Habitação, está sendo realizado pelo professor, que recebeu autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente para plantar no local. São mudas de árvores Guabiju, Cabreúva-parda e Timbó, típicas do Sul do País e quase inexistentes na cidade de São Paulo. Ao todo, serão 19 novas árvores plantadas no local.  

"Em todos os meus anos de profissão, sempre arborizei as escolas em que trabalhei e tentei conscientizar meus alunos da importância do verde. É muito importante preservar a natureza da nossa cidade", afirma o professor. 

Bortoli explica que quando soube da revitalização da praça procurou a Prefeitura de São Paulo, que por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente concedeu autorização para que ele desenvolvesse o projeto. Sua ideia era ajudar na preservação vegetal do local com o plantio de mais árvores. 

O secretário de Estado da Habitação, Nelson Baeta Neves Filho, aprova a iniciativa. "O projeto do professor vem ao encontro do nosso trabalho, que é trazer mais vida ao centro da Capital. Esta obra irá revitalizar toda a região do Centro, com cerca de três mil apartamentos. Neste mês de março, nós faremos mais um sorteio de mais 961 moradias da PPP”, informa. 

O projeto de preservação da praça Júlio Prestes é uma iniciativa da PPP, que também irá oferecer aos moradores da região central uma área de eventos com capacidade para até cinco mil espectadores, espaços para uso recreativo e uso infantil, incluindo um playground, além de nova pavimentação, iluminação e mobiliário urbano. Haverá também câmeras de vigilância, creche com capacidade para 200 crianças, entre outras. Tudo isso realizado com o cuidado necessário à preservação das espécies vegetais.

Até o momento, a PPP da Habitação do Centro já entregou 217 unidades habitacionais. Em dezembro de 2016, foram 126 moradias concluídas no conjunto da rua São Caetano, com tempo recorde de obra de dez meses. Outros 91 apartamentos do Residencial Alameda Glete foram entregues em janeiro deste ano. A construção durou 11 meses. 

Todo este trabalho da Secretaria de Estado da Habitação está voltado a diminuir o déficit habitacional do Estado por meio de parcerias com a iniciativa privada.

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas