Morar Bem, Viver Melhor entrega 213 casas nas regiões de Presidente Prudente e Bauru

13/01/2018

No sábado (13/1), o secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, entregou três novos residenciais nos municípios de Presidente Prudente (118 unidades, Presidente Prudente AB) e Panorama (34 unidades, Panorama H), ambos localizados na região de Presidente Prudente; e na cidade de Getulina (61 unidades, Getulina F), na região de Bauru. Ao todo, foram investidos R$ 39,3 milhões na construção das casas, urbanização e infraestrutura completa. Mais de 700 pessoas foram beneficiadas com moradia definitiva. Os residenciais foram viabilizados pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo.

“Um dia muito importante para ambos os lados. Para nós, que concluímos esses empreendimentos, e para as famílias que conquistaram o seu maior bem, que é um lar. Em meio a tantos desafios que o Brasil encara, São Paulo continua proporcionando empregos por meio dos seus canteiros de obras e realizando o sonho da casa própria para muita gente”, disse o secretário Rodrigo Garcia.

As casas têm até três dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis possuem piso cerâmico e laje em toda a edificação, azulejos no banheiro e na cozinha, esquadrias de alumínio, cobertura em estrutura metálica, calçada de acesso à unidade habitacional e aquecedor solar instalado. A infraestrutura dos residenciais dispõe de muros de divisa entre os lotes, redes de água e esgoto doméstico, rede elétrica e iluminação pública, drenagem, pavimentação asfáltica, guias, sarjetas e passeio público.

Durante sete anos, o pedreiro Walter Luiz da Silva, de 47 anos, e a auxiliar de serviços gerais Daniela Arcanjo Silva foram os zeladores de uma escola municipal de Presidente Prudente e moravam no local. Com essas funções, o casal nunca pôde planejar uma viagem em família, ao lado da filha Ana Luisa, porque sempre um tinha que tomar conta da escola.

Com a conquista do sonho de uma moradia, agora, a família vai poder passear junta. "Agora, a gente tem liberdade, segurança e privacidade", disse Valter. "Estamos muito felizes com esta oportunidade que nos deram. Um sonho de muitos anos que se concretizou hoje”, concluiu a esposa Daniela, que pretende mudar o mais rápido possível e não vê a hora de marcar uma viagem em família.

A pescadora Eliana Souza Maciel, de 36 anos, moradora de Panorama, contou orgulhosa que cria, sozinha, seus três filhos: o Gustavo, de 9 anos, a Maria Clara, de 5, e a Radija Fernanda, de 15; e que, agora, terá uma moradia digna para a família. “Pago aluguel de R$ 500 há oito anos e na minha casa vou pagar apenas R$ 140 de prestação. Era tudo o que eu precisava neste momento. Estou realizando meu maior sonho! Meus filhos estão seguros agora", disse Eliana, emocionada.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

De acordo com estudo da CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial. Isso equivale a 570 empregos gerados para a construção desses conjuntos de Habitação de Interesse Social.

Trabalho desde 2011
A Pasta já entregou 4.713 moradias populares na região de Bauru. Além disso, outras 406 estão sendo construídas e 2.081 estão programadas. Isso compreende um investimento de R$ 592 milhões pela CDHU e pela Casa Paulista.

Na região de Presidente Prudente, foram 7.892 habitações de interesse social entregues e mais 1.228 estão com obras em andamento e outras 2.279, programadas. O que representa R$ 867,1 milhões dispensados pelos dois braços operacionais da secretaria – CDHU e Casa Paulista.

Morar Bem, Viver Melhor
Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.