Estado e Prefeitura de São Paulo entregam 240 moradias em Heliópolis

05/12/2017

O Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo entregaram, na manhã desta terça-feira (5/12), em Heliópolis, as primeiras 240 unidades do Empreendimento Sacomã I. O convênio entre os dois governos prevê ainda a entrega de outros 960 apartamentos, divididos em quatro quadras, com oito blocos de oito andares cada uma.

“O Estado de São Paulo é o único Estado do Brasil que coloca 1% do que arrecada com ICMS na habitação. São Paulo oferece casa, que é o grande sonho e o grande direito da família, e ainda gera emprego. Nós temos hoje 57 mil unidades em obras”, destacou o Governador Geraldo Alckmin.

As novas moradias são destinadas a famílias removidas de frentes de obras públicas e que, desde a remoção, recebem auxílio-moradia da Prefeitura. Cada unidade tem 50 m², dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha e área de serviço. A área comum é composta por salão multiuso, área de lazer infantil, equipamentos de ginástica, sala de estudos, bicicletário, área de lixeiras e jardins.

O projeto, assinado pelo arquiteto Ruy Ohtake, prevê a economia de energia como resultado do número de janelas a favorecer a iluminação natural no decorrer do dia. A planta apresenta também o conceito de ventilação cruzada entre os espaços internos, mantendo a temperatura interior mais amena em comparação à do exterior. Os prédios redondos - característica marcante deste projeto de Ruy Ohtake - privilegiam o uso compartilhado dos espaços, que integram a área comum de forma que os moradores possam transitar livremente.

O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, lembrou ao governador e ao prefeito de quando Ruy Ohtake participou da idealização do projeto. “O Ruy, antes de a obra começar, desenhava no chão, na terra mesmo, a planta dos apartamentos para que as famílias pudessem entender como que o projeto que ele idealizava ficaria quando pronto. Foi assim que ele mostrou e convenceu a todos que, além de bonito e diferenciado, o projeto traria dignidade às pessoas”, contou.

Desde 2011, a Secretaria de Estado da Habitação entregou 30.871 unidades habitacionais na Região Metropolitana de São Paulo. Outras 23.319 estão com as obras em andamento.