Secretário abre 1ª Reunião da Câmara Temática de Habitação

04/12/2017

O secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, abriu, na manhã desta segunda-feira (4/12), a 1ª Reunião da Câmara Temática de Habitação da Região Metropolitana de São Paulo, na sede da Secretaria da Habitação, no centro da Capital paulista. Representantes dos 39 municípios da Região Metropolitana compareceram ao evento, que teve como prioridade o debate acerca do processo de criação do Plano Metropolitano de Habitação.

“Nós estamos trabalhando no Sistema Integrado Metropolitano (SIM), que é uma ferramenta para mapeamento e plataforma georreferenciada, focados na inserção de informações habitacionais de cada município”, anunciou Rodrigo. “O sistema vai facilitar a inclusão de conceitos e critérios para a identificação, qualificação e mapeamento dos assentamentos precários nessa região”, informou.

A reunião discutiu a instalação da Câmara Temática Metropolitana de Habitação, definiu as prioridades metropolitanas em habitação com base nos Planos Municipais de Habitação e analisou propostas para a integração de critérios e informações de atendimento habitacional. As prefeituras municipais poderão reunir suas informações habitacionais e lançar na plataforma SIM, tais como demanda geral de atendimento habitacional, reassentamento habitacional, empreendimentos, entre outros, além de poder cadastrar os beneficiários de atendimento habitacional como Auxílio-moradia, unidades em conjuntos habitacionais, cartas de crédito, etc.

O sistema já conta com informações da Baixada Santista e o próximo passo é expandi-lo à Região Metropolitana de São Paulo. Com a inclusão das informações em uma única plataforma, categorizadas e qualificadas, a política habitacional para a região metropolitana poderá ser melhor definida e gerida, melhorando a eficiência das ações por meio de um diagnóstico muito mais preciso.