Secretário planeja ações para a região metropolitana de Campinas

22/11/2017
O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, participou, na manhã desta quarta-feira (22/11), da 190ª Reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas. Ele fez uma apresentação sobre os projetos e ações habitacionais realizados na região e o futuro do planejamento para a habitação regional.

"Fizemos uma parceria com as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas para uma política de habitação integrada. Antigamente, cada município fazia o seu plano habitacional. Com este novo sistema, vamos poder fazer uma leitura metropolitana. Será uma intervenção completa e precisa", disse.

O evento aconteceu no Auditório da Cati - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, que é vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas é constituído por um representante de cada município e por representantes do Estado que atuam nas áreas de interesse comum. O processo de instalação do Conselho foi iniciado em agosto de 2001.

Região de Campinas
Desde 2011, a região de Campinas já recebeu 27.962 moradias populares, por meio da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo e da Casa Paulista, braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação. Além disso, 4.538 habitações de interesse social estão em construção e outras 1.331estão programadas.

Na região de Campinas, por meio do Programa Cidade Legal, já foram beneficiadas 137.416 pessoas com certificados de regularização fundiária em 216 núcleos habitacionais - grupos de moradias irregulares, colocando em ordem mais de 34 mil imóveis.