Morar Bem, Viver Melhor sorteia 212 apartamentos em Araras

26/10/2017
O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, participou nesta quinta-feira (26/10) do sorteio de inscritos para o Conjunto Habitacional Araras D, com 212 casas de 1 e 2 dormitórios do Morar Bem, Viver Melhor, em Araras, na região de Campinas. O evento, que selecionou os beneficiados com as moradias viabilizadas por meio da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, aconteceu às 15 horas, no Ginásio de Esportes Nelson Ruegger - praça Roberto Mercatelli, s/nº, Centro. Reuniu mais de 3.500 inscritos.

“As pessoas que não foram sorteadas hoje não percam as esperanças. Nós, por meio dos programas habitacionais do governo, traremos mais habitação para a cidade de Araras. Não é fácil fazer obras em tempo de crise, porém, São Paulo não parou, manteve todos os seus empreendimentos em construção. Além disso, somos o único Estado a investir 1% da nossa arrecadação no setor habitacional, gerando emprego e realizando sonhos”, discursou o secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia.

Das 212 moradias populares, (7%) foram destinadas a pessoas com deficiência, (5%) a idosos, (4%) para policiais e agentes penitenciários. As demais unidades foram sorteadas entre a população geral inscrita, sendo sete para pessoas que vivem sozinhas. As inscrições foram realizadas entre os dias 11 e 15 de agosto deste ano.

Beneficiado na cota de deficientes, o aposentado Rubens Alessandro Maccuore há cinco anos foi vítima de uma mielite transversa, doença que o deixou sem os movimentos das pernas. Casado há 11 anos com a auxiliar-geral Érica Maria Barbosa Maccuore, em breve não vão mais se preocupar com os R$ 400 que pagam de aluguel. Eles estão próximos da conquista da casa própria. "É um sonho realizado, todos os dias da minha vida eu sonhava com este momento", desabafou Érica, emocionada.

As famílias sorteadas foram avisadas do processo de habilitação depois do sorteio público. Na ocasião, devem comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Araras no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos 30 anos ou mais.

"Eu gostaria de entregar uma casa para cada um dos mais de 3.500 inscritos que participaram deste sorteio, mas isso não é possível. Porém, já estamos em conversa com o secretário e durante o meu mandato mais habitação virá para Araras. Os que não foram contemplados neste terão mais oportunidades futuramente”, disse o prefeito de Araras, Pedro Eliseu Filho.

O empreendimento é viabilizado pelo Programa Morar Bem, Viver Melhor, por meio da CDHU. O conjunto tem 212 unidades de um e dois dormitórios, com o mínimo de 50,41 m² e o máximo de 72,90 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço e está sendo edificado no prolongamento da rua Tereza de Oliveira e Silva. O prazo de financiamento das moradias é de até 25 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. Assim, famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos.

O residencial incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública. As casas terão sistema hidráulico preparado para receber aquecedores solares para água do chuveiro. O investimento na obra é de R$ 27,4 milhões.

Desde 2011, a região de Campinas recebeu 31.278 moradias populares, por meio da CDHU e da Casa Paulista, braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação. Além disso, há 5.759 habitações de interesse social em construção e outras 4.305 programadas.

Morar Bem, Viver Melhor
Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.