Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Morar Bem, Viver Melhor sorteia 64 casas em Balbinos 

15/09/2017
O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, participou nesta sexta-feira (15/9) do sorteio de inscritos para 64 casas do Morar Bem, Viver Melhor em Balbinos, na região administrativa de Bauru. O evento aconteceu no Conjunto Poliesportivo. O Conjunto Habitacional Balbinos C, que está sendo construído pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), tem investimento de R$ 7,5 milhões. 

“O sorteio é o último momento antes da entrega das chaves. É a hora em que as famílias cadastradas passam por um critério às claras, na frente de todos. É o Estado implantando sua política habitacional para a melhoria de vida dessas famílias”, afirmou o secretário. 

Das 64 moradias, cinco (7%) foram destinadas a pessoas com deficiência, quatro (5%) a idosos e três (4%) para policiais e agentes penitenciários. As demais unidades foram sorteadas entre a população geral inscrita, sendo uma para pessoas que vivem sozinhas. As inscrições foram realizadas no dia 29 de julho deste ano. 

“Este é um empreendimento que teve início na gestão passada e com muito esforço e trabalho continuamos, nesta gestão, para alcançar o sonho dessas famílias na conquistar da casa própria. Foi um sorteio limpo e transparente”, pontuou o prefeito Jackson Balancieri. 

O residencial terá unidades de dois e três dormitórios, com 56,67 m² e 66 m² de área construída, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As casas terão sistema de aquecimento solar para água do chuveiro, piso cerâmico, laje de forro de concreto, azulejos nas áreas úmidas, esquadrias de ferro, estrutura metálica para cobertura, muros de arrimo e muretas de divisa. 

"Eu nem acreditei quando chamaram o meu nome. É muita emoção, alegria. Uma mistura de sentimentos muito boa. A partir de hoje já posso fazer planos com meus dois filhos para a nossa casa própria", disse Ana Paula Ferreira dos Santos Gil, 25 anos. 

O conjunto habitacional incorpora as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação e será entregue com infraestrutura completa, pavimentação, paisagismo, redes de água, esgoto e elétrica, sistema de drenagem e iluminação pública. Ele está sendo edificado na avenida da Saudade, s/nº, no bairro Nossa Senhora Aparecida. 

As famílias sorteadas foram convocadas para o processo de habilitação, que acontecerá no dia 26 de setembro. Na ocasião, deverão comprovar os requisitos exigidos para participar do programa habitacional. É preciso ter renda entre um e dez salários mínimos, morar no município há pelo menos cinco anos ou atestar que o chefe da família trabalha em Balbinos no mínimo pelo mesmo período, não possuir imóvel ou financiamento habitacional e não ter sido atendido em outros programas habitacionais de interesse social. Os idosos precisam ter idade mínima de 60 anos e indivíduos sozinhos, 30 anos ou mais. 

O prazo de financiamento das moradias será de até 30 anos e as prestações receberão subsídio do Governo do Estado, sendo calculadas de acordo com a renda familiar. As famílias que ganham entre um e três salários mínimos pagarão o equivalente a 15% dos rendimentos. 

De acordo com estudo realizado pela CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial, o que equivale a 108 empregos diretos criados pela obra entregue. 

Desde 2011, foram entregues 4.205 moradias populares na região de Bauru, por meio da CDHU e do programa Casa Paulista. Além disso, há 915 habitações de interesse social em construção. 

Morar Bem, Viver Melhor 
Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas