Projeto-piloto reduz contas de luz em até 70% em São José do Rio Preto

01/09/2017

O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, e o prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo, visitaram na manhã desta sexta-feira (1/9) uma casa do residencial Luz da Esperança. A unidade faz parte de projeto-piloto para reduzir a conta de luz em moradias populares. Por meio de placas de captação de energia fotovoltaica (luz do sol), 50 casas no bairro estão produzindo a maior parte da eletricidade que seus moradores consomem e, com isso, reduzindo em até 70% o valor da conta de luz mensal pago à concessionária de energia elétrica.

O sistema, em teste nas residências, oferece inclusive monitoramento do gasto em tempo real por equipamento (geladeira, eletroeletrônicos, chuveiro, etc.). Para isso, basta utilizar aplicativo criado pela empresa. A proprietária do imóvel visitado, a dona Sônia, é só elogios ao projeto. Segundo ela,  com a economia feita, ela pode investir em outras coisas.

O projeto experimental é acompanhado de perto pela Secretaria de Estado da Habitação, que já tem projetos-piloto em Elisiário e Pontes Gestal, segundo o secretário Rodrigo. "Esse tipo de solução já é uma realidade para a CDHU e deve se tornar frequente nos próximos loteamentos populares. Em Aparecida, vamos construir o primeiro edifício com esta tecnologia”, explicou.

Vereadores e secretários municipais de São José do Rio Preto também acompanharam a visita.