Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

CDHU é uma das 300 melhores empresas do Brasil

17/08/2017

A CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, ficou em 228º lugar no ranking das 300 melhores empresas do Brasil, que foi realizado pelo Anuário Época Negócios 360º 2017, da editora Globo. As empresas de todos os setores da economia foram avaliadas em seis quesitos – ou dimensões, conforme nomeou a pesquisa: desempenho financeiro, governança corporativa, capacidade de inovar, responsabilidade socioambiental, visão de futuro e práticas de recursos humanos.

O guia Época Negócios 360º elege a empresa do ano e as 300 melhores companhias do Brasil. O anuário é fruto de parceria técnica com a Fundação Dom Cabral – que participou da formulação da metodologia, fez a pesquisa de campo e o processamento final das informações. Também há uma parceria com a Boa Vista SCPC na pesquisa de balanços e processamento dos dados financeiros, além das colaborações da Economatica para dados e rankings de companhias abertas e da Aberje na comunicação com as empresas.

A CDHU obteve 231 pontos no total, com 52 pontos em “governança corporativa”, 42 em “responsabilidade socioambiental”, 41 em “capacidade de inovar”, 40 em “visão de futuro”, 39 em “práticas de RH” e 17 em “desempenho financeiro”. Na classificação geral, a Companhia ficou à frente de importantes empresas do setor de construção civil, como São Carlos Empreendimentos (274º lugar), HTB (281º lugar) e Helbor (284º lugar). Além de grandes empresas de outros ramos, como a Latam (229º lugar), Gerdau (232º lugar), Pepsico (242º lugar), Azul (281º lugar), Pfizer (249º lugar) e Unilever (278º lugar).

No topo da lista estão: Fibria (papel e celulose), ocupando o primeiro lugar e considerada a empresa do ano, Cielo (serviços financeiros) em segundo e a Aché (indústria farmacêutica) na terceira posição.

As seis dimensões
O “Desempenho Financeiro” é um índice calculado a partir dos principais dados de balanços publicados ou enviados pelas empresas. A “Responsabilidade Socioambiental” é o cuidado adotado pela empresa para evitar ou diminuir os riscos que suas atividades possam provocar ao ambiente - como geração de resíduos - nos processos internos em todo o ciclo de vida útil dos produtos. Além disso, também são consideradas as ações em relação a questões sociais, como a inclusão e ascensão de pessoas de renda mais baixa. A “Governança Corporativa” – quesito de maior pontuação da CDHU - refere-se às informações sobre a composição e atuação dos conselhos, a forma de comunicação com vários públicos, o comprimento de exigências legais e a conduta nos negócios.

A “Visão de Futuro” analisa os principais fatores considerados pela empresa no planejamento estratégico, além das ferramentas e métodos de gestão. Em “Capacidade de Inovar” é avaliado quanto e como a empresa investe em inovação, qual a estrutura formal, quais as metodologias, processos e métricas. Por fim, “Práticas de RH” observa como a empresa forma seus quadros de recrutamento, seleção e diversidade aos programas de treinamento. Também são avaliados planos de carreira, cuidado com saúde e segurança no trabalho.

Pontos do ranking
Para a pontuação em cada um dos questionários usados na pesquisa no ranking, foi usado o método de desvio-padrão - quanto acima ou abaixo a empresa fica em relação à média em cada quesito.

A classificação geral foi dada pela soma total dos pontos nas seis dimensões, sendo que a nota em desempenho financeiro, resultado das práticas, foi multiplicada por 1,67. Quando o número indicado como total de pontos não coincide com a soma dos obtidos nas dimensões, é porque a empresa recebeu uma bonificação extra do júri do prêmio. A pontuação foi arredondada. Mas no caso de empate foram consideradas as casas decimais.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas