Morar Bem, Viver Melhor entrega 720 moradias populares em Piracicaba

22/07/2017

O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregaram neste sábado (22/7) 720 moradias do Morar Bem, Viver Melhor para famílias de baixa renda em Piracicaba, na região de Campinas. As unidades do Condomínio Residencial Parque dos Ipês são resultado de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Casa Paulista, e o programa federal Minha Casa Minha Vida.

“Essas famílias vão pagar de R$ 80 a R$ 120 de prestações em um imóvel muito bem construído e com acabamento de primeira qualidade numa região promissora. O programa habitacional de São Paulo ainda mantém mais 1.200 unidades em obras na cidade de Piracicaba. E, no Estado, em parceria com o programa federal, mais 70 mil unidades. Todo este investimento acaba gerando mais de 80 mil empregos diretos”, disse o governador.

Jaqueline Martin Chiadi, de 31 anos, e as filhas Alana, de 4 anos, e Ana Carolina, de 16, pagavam aluguel há mais de 10 anos, que atualmente está em R$ 650, e vão pagar apenas R$ 120 de prestação no novo apartamento. "Agora eu vou ter qualidade de vida. Uma nova fase, um sonho realizado. Viver só para pagar aluguel não é justo. Daqui para frente vai me sobrar mais dinheiro para investir em cursos para a minha filha mais velha", afirmou Jaqueline, que trabalha como educadora social.

O investimento do Estado de São Paulo nos 720 apartamentos, a fundo perdido, é de R$ 14 milhões, equivalente a R$ 19,5 mil por moradia. Esse investimento complementa os recursos na construção das moradias. A Caixa Econômica Federal e a construtora Direcional Engenharia S/A são os agentes promotores. O investimento federal é de R$ 54,7 milhões, totalizando R$ 68,7 milhões investidos na obra.

“Em 2011, nós percebemos a importância da parceria do Estado, por meio da Casa Paulista, com o programa federal na construção de casas e apartamentos populares em São Paulo. Com isso, conseguimos melhorar a qualidade dessas unidades. Hoje essa união gerou uma realidade que são essas 720 unidades e a realização do sonho dessas famílias”, disse o secretário Rodrigo Garcia.

Os apartamentos têm área total de 51,11 m² e área útil de 47,50 m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. As novas unidades respeitam e incorporam as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação, com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, acessibilidade, entre outras melhorias.

"Foi um trabalho intenso até chegar a este momento. Um trabalho que contou com a parceria da Casa Paulista, do Estado de São Paulo, Prefeitura, Caixa Econômica e Governo Federal. Piracicaba deixa de ter 720 famílias pagando aluguel para realizar o sonho da casa própria", afirmou o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri.

Todas as moradias foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil, público alvo do programa da agência Casa Paulista. Os beneficiados, que não podem ter participado anteriormente de nenhum programa habitacional, têm 120 meses para quitarem o imóvel em prestações que variam entre R$ 80 e R$ 270, dependendo da renda mensal familiar.

De acordo com estudo realizado pela CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial, o que equivale a 996 empregos diretos criados por esta obra.

Desde 2011, foram 30.658 moradias populares entregues na região de Campinas, por meio da CDHU e do programa Casa Paulista. E outras 6.379 habitações de interesse social estão sendo construídas.

Casa Paulista
A Agência Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um a cinco salários mínimos.

No dia 12 de janeiro de 2012, o Governo do Estado selou parceria com o Governo Federal para a viabilização de mais 100 mil novas moradias no estado paulista, meta superada em dezembro de 2014. A parceria é executada pela Casa Paulista e pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os agentes financeiros executores são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Morar Bem, Viver Melhor
O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.?