Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Idosas recebem certificados do curso de técnicas de artesanato

10/07/2017

Nesta segunda-feira (10/7), 25 moradoras de 60 a 80 anos do Condomínio República da Melhor Idade, no bairro do Cambuci, Centro da Capital, receberam seus certificados de técnicas de artesanato. As aulas de pintura em tecido, confecção de caixinhas em tetra pak, revestimento de caixas de madeira, cartonagem e decoupagem foram oferecidas pela CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, e pelo Centro Paula Souza. 

“As oficinas da CDHU têm o objetivo de oferecer uma atividade lúdica para o pessoal da terceira idade, que estimule o desenvolvimento da autoestima. Isso gera uma enorme satisfação às alunas", afirma José Lucas Cordeiro, superintendente de Desenvolvimento Social. 

A parceria capacita moradores de comunidades atendidas pela Companhia para a geração de renda e trabalho. A CDHU identifica a demanda, fornece todo o material e equipamentos necessários e disponibiliza um local para a realização do programa. O Centro Paula Souza é responsável pelos cursos que são ministrados por artesãos cadastrados, além do apoio e assessoria aos alunos. 

“Foram aulas muito criativas. Desempenhamos um bom trabalho para cumprir as tarefas que a professora nos passava. Tanto é que quase não houve faltas nas aulas. Essas oficinas são muito boas para desenvolvermos o raciocínio”, fala Maria de Lourdes Évora, de 65 anos. 

As aulas foram ministradas no próprio condomínio e começaram no início de junho, sempre às terças e quintas-feiras, com duração total de 70 horas. 

“Achei maravilhosa a oficina de colagem em madeira. Eu me sinto ocupada, produtiva. Já participei também de outros cursos que foram oferecidos – tricô, bordados, manicure”, conta Maria Bernadete Martins, que mora junto com a filha desde a inauguração do empreendimento, em 2004.

Freguesia do Ó
No Conjunto Habitacional Freguesia do Ó A – Condomínio Alamoique, foram realizados, entre dezembro do ano passado e o último mês de junho, cursos de manicure e pedicure (20 alunas), crochê (15 alunas) e maquiagem profissional (20 alunas). Todas as 53 inscritas receberam seus certificados de conclusão. 
Este residencial foi entregue em maio de 2016, com 118 unidades habitacionais destinadas a famílias removidas para a construção do Trecho Norte do Rodoanel.

Conjunto República da Melhor Idade
O Condomínio foi iniciado pela CDHU em 2004. Oferece moradia para idosos em extrema vulnerabilidade social e atividades, como esses cursos. O residencial possui 66 apartamentos e permite aos moradores convívio com seus núcleos familiares, acesso a uma moradia digna, integração social e, consequentemente, mais qualidade de vida. A CDHU subsidia integralmente as gestões social e condominial, com cessão das unidades para os beneficiados, com direito a um acompanhante.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas