Diretoria da ABC é eleita durante 4º Ciclo de Debates sobre habitação

21/06/2017

A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação, sediou nesta quarta-feira (21/6) o 4º Ciclo de Debates promovido pela ABC – Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários da Habitação e Desenvolvimento Urbano. O evento técnico, que continua nesta quinta-feira (22/6), tem como tema central "Alternativas para o fortalecimento e conquista de autossuficiência".

A abertura contou com a presença de Maria do Carmo Avesani Lopes, presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul da ABC; Nelson Nicolau Szwel, secretário-executivo da ABC; e Carlos Alberto Fachini, presidente da CDHU.

Em seguida, foi realizada a assembleia de eleição da Diretoria da ABC. Participaram 22 associados, com chapa única eleita. A posse da presidente reeleita, Maria do Carmo, será no dia 1º de julho deste ano e o mandato se estenderá até o dia 30 de junho de 2019.

Também foram estipulados dois novos cargos de vice-presidência, sendo que a posse será realizada em agosto, durante o Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social 2017, em São Paulo. Foram eleitos para esses cargos o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, Alessandro Marques, como vice-presidente para Assuntos de Regularização Fundiária; e Carlos Alberto Fachini, como vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e Parcerias.

À tarde, os técnicos e profissionais das Cohabs, prefeituras e secretarias debateram uma agenda conjunta sobre "Política de recuperação de créditos", "Experiências exitosas de renegociação e instrumentos de apoio às ações junto aos adquirentes" e "Modalidades de recontratação - Alienação Fiduciária".

O diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Ernesto Mascellani Neto, apresentou a estrutura de atuação da Companhia.  “A CDHU atende 2,2 milhões de pessoas e tem mais de 500 mil unidades habitacionais em 636 municípios paulistas. Em 2016, arrecadamos cerca de R$ 700 milhões com o pagamento das prestações”, disse.

O diretor também explicou como funcionam todos os sistemas de atendimento ao mutuário, as formas de cobrança, campanhas e outros modelos de regularizações contratuais. Em seguida, Martin Navarro, gerente de recuperação de crédito, mostrou dados administrativos-financeiros da Companhia, com informações e números de campanhas, inadimplência e resultados.

No fim do evento, Marcelo Villela de Lucca, gerente do Departamento de Gestão Imobiliária da Cohapar – Companhia de Habitação do Paraná, apresentou o sistema de regularização, planos e metas da habitação daquele Estado. Walter Zerbinatti Junior, gerente de gestão de crédito da Cohab de São Paulo, falou o Programa de Recuperação de Créditos e Regularização de Ocupação - Programa 1000 Cohab SP.