Portal do Governo do Estado de São Paulo

Bandeira do Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Habitação
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

Notícias

Cidade Legal participa de seminário no Mato Grosso do Sul

08/06/2017

O coordenador institucional do Programa Cidade Legal, Renato Góes, participou nesta quarta-feira (7/6) do seminário “Desafios e Perspectivas da Regularização Fundiária”. O encontro foi promovido pela Frente Parlamentar para a Regularização Fundiária, da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul.

Góes apresentou o Programa Estadual de Regularização Fundiária Cidade Legal, vinculado à Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo, ressaltando o papel do Estado na reforma urbana e os impactos negativos da irregularidade fundiária. “Nosso papel é simplificar a regularização fundiária e abrir oportunidade para aqueles que não têm o título da sua terra. Sem a regularização, temos a desvalorização imobiliária, insegurança jurídica à população e aos investidores e a sonegação fiscal (tributos diretos e indiretos)”, disse.

O evento teve a participação de representantes de diversos segmentos, como a Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Assomasul – Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul, Cresol – Cooperativa de Crédito Rural Solidário, FAF – Federação da Agricultura Familiar, OAB-MS – Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Groso do Sul, Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Defensoria Pública do Estado, Agehab – Agência Estadual de Habitação Popular e IBGE – Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Cidade Legal

O Programa Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação de São Paulo, acelera e desburocratiza o processo de regularização fundiária dos municípios, sem custo aos moradores. Além de garantir segurança jurídica, o programa leva às famílias de baixa renda outros benefícios, como o acesso ao mercado formal de crédito, a possibilidade de comercialização do imóvel e a transferência para filhos ou herdeiros.  Atualmente, o programa possui 478 municípios conveniados, com mais de 1,4 milhão de famílias em atendimento.

 

Secretaria da Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas

Bandeira do Governo do Estado de São Paulo
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo