Portal do Governo do Estado de São Paulo

Bandeira do Governo do Estado de São Paulo
Governo do Estado de São Paulo Secretaria da Habitação
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo

Notícias

Morar Bem, Viver Melhor entrega 77 títulos de propriedade em Itanhaém

18/04/2017

O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregou nesta terça-feira (18/4) 77 títulos de propriedade para famílias do bairro Jardim América, em Itanhaém, na Baixada Santista. Os imóveis faziam parte de um núcleo - grupo de moradias irregulares – que passou por processo de regularização fundiária por meio do programa Cidade Legal, do Morar Bem, Viver Melhor. 

“Nós demos os primeiros passos para a regularização das moradias aqui na cidade de Itanhaém. Ainda temos dez bairros que estão sendo encaminhados para que, ao longo desses meses, a gente possa realizar o sonho da escritura para todas as famílias", disse o secretário Rodrigo Garcia. 

Com os títulos, as famílias se tornam de fato os proprietários da moradia. Isso lhes garante acesso ao mercado formal de crédito, podendo até comercializar a casa ou transferi-la para seus herdeiros, entre outros benefícios. 

"Agora, vou ter mais segurança para poder investir na minha casa. Sei que vou gastar dinheiro em algo que é meu e ninguém pode me tirar. Hoje, é um dos dias mais felizes da minha vida, como se eu tivesse ganhado na Mega-Sena", afirmou Maria Eliza da Silva Barbosa, de 58 anos. 

O processo de regularização começou em 2010, com a execução de levantamento topográfico, realizada pela equipe técnica do Programa Cidade Legal. A iniciativa realizou buscas documentais, análise e diagnóstico da situação dos locais para a elaboração de um plano de regularização. 

Em seguida, foi feita a emissão de certificados de regularização fundiária, que são as DCUAs - Declarações de Conformidade Urbanística e Ambiental e possibilitam o registro dos loteamentos. Com isso, foi possível registrar os documentos de posse dos proprietários no cartório de imóveis e foram obtidas as matrículas individuais e as escrituras das unidades.

Em Itanhaém, o Cidade Legal já promoveu a regularização fundiária de 102 moradias. No ano passado, na região de Santos, a iniciativa permitiu que 2.649 famílias regularizassem os seus imóveis. "Entregamos não só o título de propriedade, mas a matrícula também. A regularização é uma prioridade para todos nós. O Governo do Estado investe e continuará a investir em Itanhaém. Temos grandes desafios para o futuro", disse o secretário-executivo do Programa Cidade Legal, Eugênio José Zuliani. 

O programa Cidade Legal acelera e desburocratiza a regularização e averbação de unidades habitacionais. Por meio dele, a Secretaria de Estado da Habitação oferece apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamento do solo e de núcleos habitacionais, públicos ou privados, para fins residenciais, localizados em área urbana ou de expansão urbana. Além disso, oferece assessoria para intermediar o registro de certificados de regularização fundiária nos registros de imóveis. 

Morar Bem, Viver Melhor 
O Morar Bem, Viver Melhor é a Política Habitacional do Estado de São Paulo. Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente, inovações e qualidade de vida para as famílias atendidas.?

Secretaria da Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas

Bandeira do Governo do Estado de São Paulo
Logotipo do Governo do Estado de São Paulo