Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Via Rápida Expresso oferece capacitação para mutuários da CDHU  

05/04/2017

As cidades de Barbosa, Boraceia, Cajati, Duartina, Guaratinguetá, Ibaté e Piedade estão recebendo um curso profissionalizante de pintura para construção civil para mutuários de residenciais da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação. Os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 210 e, para isso, não podem receber seguro-desemprego ou outro benefício da Previdência Social, como pensão, aposentadoria e auxílio-doença.  

"A cada momento, precisamos nos especializar mais e mais. É uma exigência do próprio mercado de trabalho. Foi pensando nisso que identificamos a necessidade de oferecer uma formação profissional aos moradores desses conjuntos", explica Ernesto Mascellani Neto, diretor de Atendimento Habitacional da CDHU.  

Foram inscritos 25 moradores em cada município. As aulas, que começaram no último dia 3 de abril, serão realizadas de segunda a sexta-feira, durante quatro semanas, de manhã e/ou à tarde. Os cursos têm carga horária de 100 horas, com 70% de aulas teóricas e 30% de aulas práticas. O término dos cursos está previsto para o dia 3 de maio.  

As aulas gratuitas são oferecidas para a população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Ao final do curso, os alunos receberão certificação. Entretanto, não poderão ter três faltas consecutivas ou cinco intercaladas.  

O curso é no Conjunto Habitacional Barbosa A, em Barbosa; no Conjunto Habitacional Boraceia B, em Boraceia; no Conjunto Habitacional Cajati A, em Cajati; no Conjunto Habitacional Duartina B1, em Duartina; no Conjunto Habitacional Guaratinguetá F, em Guaratinguetá; no Conjunto Habitacional Ibaté B1, em Ibaté; e no Conjunto Habitacional Piedade C, em Piedade. 

As aulas são resultado de uma parceria entre Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado. Elas se uniram para promover cursos profissionalizantes gratuitos a moradores dos conjuntos habitacionais. 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico forneceu o material didático e convocou os professores (escolhidos pela Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura. A CDHU providenciou o local para as aulas. 

Sobre o Via Rápida Expresso
O Via Rápida Expresso é uma modalidade do Programa Via Rápida, que tem como objetivo oferecer cursos de curta duração na área da construção civil (pintores), para presos do regime de semiliberdade  e trabalhadores desempregados. Em 2016, a iniciativa ofereceu 10 mil vagas para o Via Rápida Expresso e outras 10 mil vagas para o Via Rápida Econômico.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas