Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Governador Alckmin lança nova fase do Programa Nossa Guarapiranga

22/03/2017

O governador Geraldo Alckmin participou nesta quarta-feira (22/3), data em que se comemora o Dia Mundial da Água, da renovação do Programa Nossa Guarapiranga, da Sabesp, com a Prefeitura de São Paulo. O secretário-adjunto de Estado da Habitação, Nelson Baeta Neves Filho, também assinou o termo de cooperação que renova a parceria.

O programa prevê ações conjuntas para a limpeza, retirada de resíduos e conservação do espelho d'água da represa Guarapiranga e suas margens. O novo acordo terá validade de 12 meses e poderá ser prorrogado por cinco anos.

“Hoje é o Dia Mundial das Águas e estamos aqui lançando o programa de limpeza da Guarapiranga. São 11 ecobarreiras, todos afluentes que chegam aqui na represa. Teremos 1,1 quilômetro de ecobarreiras para evitar que a sujeira entre na represa, 10 embarcações para limpar o fundo da represa, além da retirar as algas. É a recuperação da Guarapiranga”, comemorou o governador.

A Secretaria de Estado da Habitação e a CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano participam da recuperação dos mananciais da Billings e da Guarapiranga, com a construção de 2.548 moradias na Zona Sul, para famílias removidas das Áreas de Proteção e Recuperação Ambiental dessas bacias.

Lançado em 2011, o programa Nossa Guarapiranga já retirou 121 mil metros cúbicos de resíduos da represa e suas margens, o que equivale a 6 mil caminhões basculantes de 20 m³. Para fazer a manutenção e limpeza da área, a Sabesp instalou 1.100 metros de ecobarreiras (estruturas flutuantes) em diferentes pontos. Elas retêm o lixo flutuante e impedem a sua disseminação pelo corpo principal da represa.

Para a retirada dos resíduos, são utilizadas embarcações do tipo bote e de grande porte, que coletam e transferem os resíduos para uma área de transbordo. De lá, a Prefeitura faz o transporte para aterros sanitários.

Para a retirada dos resíduos em profundidade, a Sabesp desenvolveu em parceria com a Fundação de Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), da Unesp, um barco com braço hidráulico que pode coletar resíduos em até 6 metros de profundidade.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas