Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Secretário participa de evento do Instituto Conservação Costeira

22/11/2016

O secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, participou nesta segunda-feira (21/11) da cerimônia de apresentação do relatório anual Conquistas do Instituto de Conservação Costeira no Litoral Norte e os Impactos na Preservação das Nossas Praias, organizado pelo ICC (Instituto Conservação Costeira), no Teatro Santander (Av. Juscelino Kubitschek, 2.041 – Itaim Bibi). Entre os resultados apresentados, o ICC comemorou a recente aprovação do projeto para a preservação da área de proteção que une as Praias da Baleia e Barra do Sahy, no Litoral Norte. O secretário Rodrigo Garcia explicou as ações desenvolvidas na região pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar e do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista, da Secretaria de Estado da Habitação.

"Muitas vezes, o Poder Público encontra dificuldades para dialogar com a população que é atingida por obras de urbanização e recuperação ambiental. Com a sociedade civil organizada, como é o caso do ICC, esse trabalho fica mais rápido", disse o secretário Rodrigo Garcia.

Desde 2011, 5.701 famílias de seis núcleos da Serra do Mar (Pinhal do Miranda, Cota 95/100, Cota 200/400, Água Fria e Sítio dos Queiroz) foram removidas e reassentadas ou beneficiadas com obras de urbanização. Também são desenvolvidos projetos sociais, entre eles estão: “Arte nas Cotas”, que são oficinas artísticas de pintura, estêncil e mosaico; o “ComCom”, que resulta em programas de rádio, debates, entrevistas e matérias para o jornal da comunidade; “Agentes Comunitários de Urbanização”, no qual são formados interlocutores da comunidade com a CDHU; e o “Núcleo de Economia Solidária e Desenvolvimento Local”, que desenvolve atividades de geração de renda.

No Litoral Norte, o secretário destacou as ações de urbanização que serão realizadas em três núcleos de São Sebastião: Sertão de Maresias, Tropicanga e Vila Sahy.

O Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar já foi premiado com o “Selo de Mérito 2013”, da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC), pela contribuição na melhoria e qualidade das habitações de interesse social no país.

O ICC é uma entidade sem fins lucrativos e que exerce a cogestão da Área de Proteção Ambiental (APA) - Baleia/Sahy, em São Sebastião (SP). Também participaram do evento o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles; o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi; a presidente do ICC, Fernanda Carbonelli; e as fundadoras do ICC, Maria Antonia Civita, Geyze Diniz e Lucila Castilho.

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas