Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Moradores da Serra do Mar têm oficina de hortas medicinais

26/09/2016

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, promove, a partir de segunda-feira (26/9), um curso de Hortas Medicinais e Espécies da Mata Atlântica para 50 moradores de áreas atendidas pelo Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. A iniciativa é realizada pelo Projeto Cota Viva, que, desde 2013, realiza oficinais para a conservação da Serra do Mar.

Neste curso, os alunos aprenderão a preparar e adequar solos para hortas; identificar espécies medicinais, temperos e hortaliças da Mata Atlântica; selecionar partes da muda a ser aproveitada - como a raiz, talo, folhas, frutos e flores - e seus respectivos usos.

Serão duas turmas de 25 alunos, que terão as aulas na sede do Projeto Cota Viva - rua do Alojamento, 160 - Fabril, Cubatão. As oficinas começa hoje e vão até 4 de novembro. As aulas serão duas vezes por semana em dois horários, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Os alunos são moradores de áreas de risco dos assentamentos que envolvem o Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, da CDHU. Essa é uma das iniciativas do Projeto Cota Viva, promove diversas atividades que preservam os núcleos urbanizados ou eliminados, como: plantios florestais e recuperação das áreas desocupadas e em escolas e creches, criação de hortas locais, gerenciamento de composteiras e canteiros de ervas medicinais comunitárias, eventos educativos nas áreas verdes visando reabilitar os espaços públicos.

Toda a logística das atividades será de responsabilidade da equipe da CDHU: assistentes sociais e uma bióloga. Os conhecimentos específicos ficarão sob orientações de especialistas da Fundação Florestal e do Parque Cotia Pará de Cubatão. Como parceiros e docentes, estão as secretarias de Meio Ambiente da Prefeitura de Cubatão - Parque Cotia-Pará; e secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo - Fundação Florestal / PESM Itutinga Pilões e a Ecovias.

Dentro do Projeto Cota Viva, foram oferecidos também os cursos de agentes ambientais, viveiro escola e ecoturismo, em 2013 e 2014, logo no início da iniciativa. No ano passado, houve curso de técnicas de roçadeiras e preservação e conservação da Mata Atlântica. Neste ano, já foi concluído um curso de agentes empreendedores do patrimônio ambiental, em parceria com uma floricultura da região. 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas