Famílias de Cafelândia recebem 72 casas do Morar Bem, Viver Melhor

15/09/2016

O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregou nesta sexta-feira (16/9) 72 casas do Morar Bem, Viver Melhor para famílias de Cafelândia, na região de Bauru. Esta é a primeira etapa concluída do conjunto habitacional Jardim Pedro Paulino de Carvalho, que terá 144 casas ao final das obras. O investimento total na obra é de R$ 15,3 milhões.

O secretário falou da entrega parcial e da alegria de tirar os novos moradores do aluguel. "Fizemos a entrega parcial de um conjunto habitacional que é constituído por 144 unidades. Neste primeiro momento, tiramos 72 famílias do aluguel e as demais casas serão entregues até o fim do ano. Este novo bairro aqui em Cafelândia faz parte do Programa Morar Bem, Viver Melhor, que reúne todas as ações da Secretaria de Estado da Habitação. Além disso, o governador autorizou e assinou um convênio para mais 119 unidades para o município. Mesmo em crise, São Paulo não para", anunciou.

As casas, que já contam com sistema de aquecimento solar, têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 56,67m² de área construída. Os imóveis foram entregues com piso cerâmico em todos os cômodos, revestimento de azulejo no banheiro e na cozinha, esquadrias de alumínio e estrutura metálica na cobertura.

A infraestrutura do residencial tem muros de divisa entre os lotes, calçadas de acesso, redes de água, esgoto e elétrica, iluminação pública, calçadas, guias e sarjetas, pavimentação asfáltica, paisagismo urbano e sistema de drenagem. As 72 moradias que completam o empreendimento deverão ficar prontas em novembro deste ano.

Aires Castro Aroni, chefe de gabinete da Prefeitura de Cafelândia, representou o atual prefeito Luis Otávio Conceição de Carvalho, que é candidato à reeleição e não participou em respeito à legislação eleitoral e alertou as famílias para o cuidado com as novas moradias. "Entregamos a primeira parte do conjunto que está muito bem acabado. Uma obra de qualidade. Agora, as famílias têm que cuidar e zelar, por elas", disse.

Com a entrega desta sexta, a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo chega a 656 moradias em Cafelândia. Este empreendimento é viabilizado em parceria com o município, que doou o terreno e administra a obra. A CDHU repassa os recursos financeiros e supervisiona todas as etapas dos trabalhos. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público em maio deste ano.

As famílias que ganham até três salários mínimos vão desembolsar 15% dos rendimentos para o pagamento das prestações. Em Cafelândia, 79% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 132. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Os contemplados terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento habitacional.

A servidora pública Daniela Hermano de Camargo e o tatuador Leandro Amaro de Souza têm motivos para comemorar o dia de hoje. Eles foram beneficiados com a casa própria e não vão mais pagar um aluguel de R$ 650. "Minha filha terá o quarto dela e estamos dando adeus ao aluguel. É o início de uma nova vida. É como disse o secretário: agora eu vou morar bem e viver melhor", disse.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

De acordo com estudo realizado pela CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial, o que equivale a 217 empregos diretos criados pela obra.

Desde 2011, a região de Bauru recebeu 3.675 moradias populares por meio da CDHU e do programa Casa Paulista, braços operacionais da Secretaria de Estado da Habitação. Além disso, há 1.446 habitações de interesse social em construção. No mesmo período, foram entregues 105 unidades habitacionais em Cafelândia e 125 estão em obras.

Morar Bem, Viver Melhor
Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.