Morar Bem, Viver Melhor entrega 600 apartamentos em Mogi das Cruzes

09/09/2016

O Morar Bem, Viver Melhor entregou nesta sexta-feira (9/9) as chaves da casa própria para 600 famílias de Mogi das Cruzes, na região metropolitana de São Paulo, sendo 66 famílias que foram removidas de áreas de risco na Vila Estação, Córrego dos Canudos, Botujuru, Rodeio, Jardim Piatã e Vila Cecília. Todas as unidades foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil, público-alvo da Casa Paulista, que viabilizou as moradias populares.

Os apartamentos do Conjunto Residencial Apoema I e II tiveram aporte de R$ 11,9 milhões da Casa Paulista – R$ 19,9 mil por unidade em média – e recursos federais de R$ 45,6 milhões, totalizando investimentos de R$ 57,5 milhões. Os recursos foram repassados pelo Governo paulista para a Caixa Econômica Federal, agente financeiro responsável pela contratação de empresas, supervisão de obras – realizadas pela construtora Predial Suzanense – e financiamento do empreendimento.

O governador Geraldo Alckmin, junto ao secretário Rodrigo Garcia, lembrou que foram quase R$ 20 mil investidos em cada unidade, montante investido para melhorar o acabamento dos apartamentos. “São Unidades com azulejos até o teto, esquadrias de alumínio e dois dormitórios. Apartamentos muito bem feitos. Pode existir obra igual, melhor não tem”, afirmou.

Os beneficiados, que não podem ter participado anteriormente de programa habitacional, terão 120 meses para a quitação do imóvel, com prestações de acordo com a renda familiar. As prestações mensais variam de R$ 25 a de R$ 270.

De acordo com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, papel da Caixa, do Governo do Estado e da Prefeitura é voltado especificamente para construir habitação para as famílias de baixa renda. São mais de cinco mil unidades construídas em Mogi das Cruzes, que beneficiam mais de 20 mil pessoas e na região o investimento passa de 13 mil unidades. “Porém, é importante que as famílias paguem em dia as prestações que são mais baratas que qualquer aluguel no Estado, além de ajudar a realizar o sonho de outras 600 famílias em futuros empreendimentos”, ressaltou.

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Aurélio Bertaiolli, ressaltou a parceria entre as três esferas de Poder. “Hoje, vivemos um momento único. A realização do sonho da casa própria de 600 famílias que irão morar nesses dois empreendimentos que só foram possíveis graças ao aporte viabilizado pelo governador, por meio do programa Casa Paulista, da Secretaria de Habitação do Estado. Uma parceria muito importante na área da urbanização”, disse.

As unidades incorporaram as melhorias estabelecidas como diretriz de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação. Têm 48,76 m² de área total, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, acessibilidade, entre outras melhorias. Na área externa, os condomínios dispõem de pavimentação, paisagismo, espaço reservado para estacionamento, quadra poliesportiva, playground, área de lazer, centro comunitário e portaria.

Vânia Cristina Ferreira, mãe de três filhos, é uma das contempladas. Ela vai morar num dos novos residenciais de Mogi. “O que está acontecendo comigo hoje é uma bênção de Deus. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos que olharam pra gente que precisa tanto. Eu agora vou ter mais tranquilidade e os meus filhos mais segurança. Uma nova fase da minha vida vai começar”, falou.

De acordo com estudo realizado pela CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial, o que equivale, na entrega desta sexta, a 833 empregos diretos criados pela obra.

Desde 2011, a região metropolitana de São Paulo recebeu 22.601 moradias populares, por meio da CDHU e do programa Casa Paulista. Além disso, há 28.373 habitações de interesse social em construção. Foram entregues 622 unidades em Mogi das Cruzes no mesmo período e outras 1.240 moradias estão com obras em andamento na cidade.

Morar Bem, Viver Melhor

Reúne todas as ações e investimentos da Secretaria de Estado da Habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas. ?

Casa Paulista

A Agência Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo, para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um a cinco salários mínimos.

No dia 12 de janeiro de 2012, o Governo do Estado selou parceria com o Governo Federal para a viabilização de mais 100 mil novas moradias no Estado paulista, meta superada em dezembro de 2014. A parceria é executada pela Casa Paulista, agência de fomento habitacional lançada pelo governador Geraldo Alckmin, em setembro de 2011, e pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os agentes financeiros executores são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.