Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Secretário Rodrigo Garcia participa da abertura do Concrete Show

24/08/2016

O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, participou nesta quarta-feira (24/8) da abertura do 10º Concrete Show South America, no Centro de Convenções Imigrantes, na Capital. Ao longo dos três dias do evento, será construído um apartamento no padrão da Secretaria de Estado da Habitação e da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da pasta, para mostrar as vantagens técnicas e econômicas da alvenaria estrutural com blocos de concreto na construção de habitações de interesse social.

O secretário Rodrigo destacou o papel do Governo do Estado neste momento de dificuldades que o Brasil atravessa. Ele lembrou que o Estado está se empenhando em movimentar a economia por meio da construção de moradias, gerando emprego, neste momento de crise. “Há 100 mil unidades habitacionais em canteiros de obras. Além disso, temos um novo modelo de contratação, que são as PPPs (Parcerias Público-Privadas). Espero que o País supere logo este momento de crise”, falou.

O arquiteto Ruy Ohtake também participou da abertura da feira e foi homenageado, em reconhecimento ao seu trabalho com o uso do concreto. Durante seu discurso, ele ressaltou o trabalho da Habitação durante a gestão do secretário Rodrigo Garcia. "Ao final da gestão Rodrigo Garcia na Secretaria de Habitação, São Paulo terá uma nova identidade construtiva. Acompanho as obras que estão beneficiando a população mais carente e tenho grande expectativa em relação ao seu programa de trabalho", disse sobre o secretário, que agradeceu as palavras e a confiança.

Renato Giusti, presidente da ABCP – Associação Brasileira de Cimento Portland, ressaltou a união do setor para atravessar o momento de crise do País. “Ninguém realiza nada sozinho. É preciso unir os setores público e privado. Temos de acreditar sempre no País. A presença do secretário Rodrigo Garcia no evento ajuda a alavancar e acreditar nessa retomada do Brasil. A construção civil continua sendo o melhor negócio para o Brasil retomar os seus investimentos", afirmou.

O apartamento

O apartamento da CDHU que será construído durante o evento tem 50 m² e será erguido até a altura das janelas por operários inscritos no curso teórico e prático gratuito sobre execução de paredes de alvenaria estrutural, que será ministrado por instrutores do Senai/SP. Serão apresentadas também as principais características do sistema, que atende aos requisitos da Norma de Desempenho, segundo ensaios realizados pela BlocoBrasil – Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto.

Itens do padrão de qualidade da CDHU foram incorporados no Programa Minha Casa, Minha Vida em São Paulo. Para viabilizar o programa no Estado, onde o custo da produção é mais alto, a Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Casa Paulista, faz aporte de recursos, a fundo perdido, para complementar o investimento federal. Em contrapartida, os imóveis incorporam as melhorais estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria. 

O atual padrão construtivo da CDHU foi adotado em 2008. Projetados conforme o Desenho Universal, os imóveis incorporaram uma série de inovações para tornar a moradia mais confortável, segura e durável, proporcionando maior bem-estar a seus moradores. O pé-direito de 2,6 m permite melhoria na iluminação e na ventilação da moradia. Os imóveis possuem acabamento de piso cerâmico em toda a residência, azulejos na cozinha e banheiro, esquadrias de alumínio, estrutura de metal nos telhados e medição individualizada de água.

Com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água, energia elétrica e materiais menos impactantes.  A construção será realizada pela BlocoBrasil, numa parceria com o Senai-SP e o apoio do Sinaprocim/Sinprocim e da ABCP.

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas