Região de Prudente recebe 488 moradias do Morar Bem, Viver Melhor

19/08/2016

O secretário estadual da Habitação, Rodrigo Garcia, entregou nesta sexta-feira (19/8) 488 moradias do Morar Bem, Viver Melhor para famílias de baixa renda na região de Presidente Prudente. Foram 312 em Teodoro Sampaio. Mais 106 unidades em Anhumas e 70, em Presidente Prudente. As unidades habitacionais foram viabilizadas por meio da CDHU - Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, com investimento total de R$ 55,1 milhões.

"Somos o único estado que investe 1% do ICMS em habitação popular. Cuidem bem da casa de vocês. Além de ser o lar da família, é um patrimônio para as próximas gerações. Peço que valorizem essa conquista e paguem em dia as suas prestações. Assim continuaremos investindo em habitação", disse o secretário Rodrigo Garcia.

Na região de Presidente Prudente, 84% das famílias que receberam as chaves dos imóveis têm renda de até três salários mínimos. Nesse caso, os beneficiados desembolsam 15% dos seus rendimentos para o financiamento. O valor da menor prestação é de R$ 132. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar.

As 418 famílias de Teodoro Sampaio e Anhumas receberam casas que já contam com aquecedor solar instalado para a água do chuveiro. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público e terão prazo de até 25 anos para quitar o imóvel.

“Fiz as contas e já gastei mais de R$ 70 mil com aluguel. Com essa casa, meu padrão de vida será outro. Vai sobrar algum dinheiro para os filhos e a neta. Não vou mais me preocupar tanto e conseguir viver um pouco melhor", afirmou Maria Regina de Almeida, que irá morar em uma das casas em Teodoro Sampaio.

Em Presidente Prudente, a entrega foi de apartamentos populares para servidores públicos municipais e estaduais que trabalham em Presidente Prudente. "Morei de aluguel a vida toda e pagava mais de R$ 800. Fico muito emocionada em ter a minha casa e poder construir a minha vida", disse a professora da rede estadual, Milena Alves.

Nas três cidades, os imóveis possuem piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha. Na área externa, os empreendimentos habitacionais possuem paisagismo, pavimentação, calçadas e infraestrutura completa, com redes de água e esgoto e iluminação pública.

"Morávamos em uma casa cedida pela minha mãe, durante seis anos. Sonho realizado de ter a minha casa. Muita ansiedade de todos, principalmente, da minha filha mais nova", comemorou Vanessa Oliveira Santos, que recebeu uma das moradias em Anhumas.

As obras em Teodoro Sampaio e Anhumas foram feitas na modalidade Administração Direta, na qual a CDHU repassa os recursos financeiros para a Prefeitura local, que doa o terreno e contrata a empresa construtora por meio de licitação. Em Presidente Prudente, a modalidade foi a Empreitada Global. A CDHU contratou uma empresa por meio de licitação para construir o empreendimento habitacional.

De acordo com estudo realizado pela CDHU, são criados 14,5 empregos diretos a cada R$ 1 milhão investido em construção residencial. Nas entregas desta sexta, equivale dizer que 798 empregos diretos foram gerados por meio dessas obras.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Morar Bem, Viver Melhor

Marca que reúne todas as ações e investimentos em habitação, como infraestrutura, urbanização, requalificação, acessibilidade, qualidade das construções e equipamentos, cuidados com o meio ambiente e qualidade de vida para as famílias atendidas.

Na região de Presidente Prudente, a Secretaria de Estado da Habitação entregou 6.770 moradias populares desde 2011, com investimento de R$ 388,5 milhões por meio da CDHU e da Casa Paulista. Além disso, há outras 2.502 com obras em andamento, com verba de R$ 225,9 milhões do Governo do Estado.