Estado entrega 280 moradias em Franco da Rocha

26/07/2016

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta terça-feira (26/7) chaves da casa própria para 280 famílias de renda menor do município de Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo. As moradias são do Condomínio Varsóvia e compõem o Residencial Polônia, que fica no Jardim dos Bandeirantes. As unidades foram viabilizadas por meio da Casa Paulista, braço operacional da Secretaria da Habitação, sob a marca “Morar Bem, Viver Melhor”, que reúne todas as ações da Política Habitacional Paulista.

O Estado investiu R$ 5,6 milhões, numa parceria com o Governo Federal, que aplicou mais R$ 21,3 milhões, numa soma total de R$ 26,9 milhões. “Nossa parceria com o Governo Federal é para construir 100 mil novas moradias em todo o Estado. Ainda há muita gente precisando de um lar. Hoje, o déficit é de quase 1 milhão de moradias na área da habitação. Por isso, é muito importante que essas famílias não vendam nem aluguem suas casas. Precisamos de mais conjuntos como este de Franco da Rocha em outras regiões para alcançarmos nosso objetivo. Daqui a pouco, essas pessoas vão abrir as portas para uma nova fase da vida delas”, afirmou o secretário Rodrigo Garcia.

Os 280 apartamentos fazem parte de 1.160 moradias do Residencial Polônia, com investimento total de R$ 113,3 milhões, sendo R$ 23,2 milhões da Casa Paulista e R$ 88,1 milhões da União. As demais 880 habitações estão construção. O diretor de Habitação de Franco da Rocha, Antonio Carlos Bonvicini, acredita que parcerias como essa que beneficiou Franco da Rocha são imprescindíveis. “A cidade nunca teve um empreendimento deste tamanho e com esta qualidade. Só temos a agradecer o Governo do Estado de São Paulo e o Federal”, ressaltou.

Todas as moradias foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1.600 (público-alvo do programa da agência Casa Paulista). Os beneficiados, que não podem ter participado anteriormente de programas habitacionais, terão 120 meses para quitar o imóvel. A menor prestação é de R$ 25 por mês e a maior é de R$ 80 por mês. Desempregados e vivendo de bicos, o casal José Rubens Cândido Rodrigues, de 42 anos, e sua esposa, Marta Oliveira Coimbra Rodríguez, de 32, vão finalmente sair do aluguel e dar mais um passo importante em suas vidas. "Tudo será diferente. Demorou quase dois anos por este momento que será marcante para o resto da minha vida. Sonho realizado", disse Marta.

O Governo do Estado está aplicando, a fundo perdido, R$ 20 mil por moradia. Os recursos foram repassados pelo governo paulista para a Caixa Econômica Federal, agente financeiro responsável pela contratação de empresas, supervisão e obras e financiamento do empreendimento. A previsão é de que 4.640 pessoas sejam beneficiadas com as 1.160 habitações. A Construtora Faleiros foi a responsável pelas obras. O superintendente Regional da Caixa, José Luiz Pavanelli, falou da importância desse dia. “Hoje, é um dia muito especial para mim por poder fazer parte da entrega dessas 280 moradias. Está é a primeira fase de três que ainda estão programadas. É a realização de sonhos. E o sonho de todo brasileiro é ter a sua própria morada”, ressaltou.

As novas unidades respeitam e incorporaram as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação, com área de lazer, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água e acessibilidade, entre outras melhorias. O condomínio dispõe de paisagismo, área de lazer, playground, centro comunitário, quadra poliesportiva, espaço para estacionamento e portaria.

A parceria
No dia 12 de janeiro de 2012, o Governo do Estado selou parceria com o Governo Federal para a viabilização de mais 100 mil novas moradias no Estado, meta superada em dezembro de 2014. A parceria é executada pela Casa Paulista, agência de fomento habitacional, lançada pelo governador Geraldo Alckmin, em setembro de 2011, e pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Os agentes financeiros executores são a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.

Casa Paulista
A Agência Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo, para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um a cinco salários mínimos.

Mais informações para a imprensa
Superintendência de Comunicação