Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

CDHU realiza mutirão de regularização em Caçapava

21/06/2016

A CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, vinculada à Secretaria de Estado da Habitação, realiza neste sábado (25/6), em Caçapava, o Mutirão de Regularização. Nele, os mutuários poderão regularizar os contratos e renegociar prestações em atraso em condições especiais. “Cada caso será analisado individualmente e a melhor solução será encontrada para proteger a casa da família, que é uma grande conquista”, diz o presidente da Companhia, o engenheiro Marcos Penido.

A regularização é importante porque em muitos casos o morador da unidade habitacional não é mais a pessoa que assinou o contrato com a CDHU, o que pode gerar vários problemas. Se o novo morador vier a falecer, a sua família não vai receber o imóvel nem a quitação do financiamento prevista no seguro. Da mesma forma, o morador que não é o titular do contrato não se beneficia dos seguros de invalidez permanente, morte e danos físicos ao imóvel. “Só há uma forma de proteger o patrimônio da família: regularizar a situação junto à CDHU. A Companhia oferece todas as possibilidades para que isso seja feito”, diz o diretor de Atendimento Habitacional, Ernesto Mascellani Neto.

Para realizar a transferência do imóvel, é necessário levar o original e uma cópia do RG e do CPF, além de um comprovante de renda de todos os membros da família e o contrato de compra e venda (com a procuração pública).

Inadimplência em queda

O Mutirão também oferece ao mutuário que está com três ou mais prestações em atraso a possibilidade de regularizar a situação. Os débitos são analisados individualmente de acordo com a situação financeira do titular do contrato. Ele tem oportunidade de fazer o parcelamento em condições especiais de pagamento ou quitar a dívida à vista, evitando possível ação judicial de reintegração de posse. “Além de proteger o patrimônio da família, a redução da inadimplência permite à CDHU construir ainda mais moradias para as pessoas que ainda estão nas filas para serem atendidas”, diz o secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia.

A inadimplência na CDHU caiu de 29,24%, em 2011, para 14,04%, em 2015. Os principais motivos para os atrasos nas prestações são perda de renda, separação dos cônjuges e problemas com saúde. Com 326.001 contratos ativos no Estado, a CDHU atende prioritariamente as famílias de renda mais baixa.

Hoje, 90,5% dos mutuários da Companhia recebem até três salários mínimos e pagam, em média, R$ 168 de prestação mensal. Atualmente, encontram-se em obras 101 mil unidades habitacionais em todo o Estado de São Paulo, por meio da CDHU e da Casa Paulista.

Entre 2011 e 2015, a Secretaria de Habitação entregou 84.504 unidades habitacionais em todo o Estado, sendo 52.495 via CDHU e 32.009 via Casa Paulista. Em toda a sua história, a CDHU já entregou 513.632 unidades. No total, mais de dois milhões de pessoas vivem em moradias construídas por meio de programas habitacionais do Governo do Estado.

Serviço

Regional de Taubaté
Município: Caçapava
Quantidade de convocados: 154 mutuários
Local de atendimento: Conjunto Habitacional Caçapava D/D2
Endereço: Rua Antenor José dos Santos – Maria Elmira
Data: 25/6/2016 (sábado)
Horário do plantão: das 9 às 13 horas

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas