Governo do Estado entrega 90 moradias populares em Embu das Artes

25/05/2016

O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta quarta-feira (25/5) as chaves da casa própria para 90 famílias do município de Embu das Artes. As moradias foram viabilizadas por meio da Casa Paulista, braço operacional da Secretaria Estadual da Habitação, em parceria com o Governo Federal. O investimento total é de R$ 7,8 milhões, dos quais R$ 1,1 milhão é oriundo do Estado, a fundo perdido, e R$ 6,8 milhões, da União.

Participaram da entrega o secretário-adjunto da Habitação Nelson Baeta Neves Filho, o prefeito Francisco Nascimento de Brito, o superintendente regional da Caixa Antônio Ferolla Neto e autoridades do município. Em Embu das Artes, o Governo do Estado viabiliza 982 moradias, com aporte de R$ 18,6 milhões da Secretaria da Habitação.

Representando o governador Geraldo Alckmin, o adjunto Baeta Neves destacou que o Estado prioriza ações na habitação social, investindo 1% do ICMS, e lembrou que a CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano já entregou mais de 500 mil moradias e a Casa Paulista viabilizou mais de 109 mil residências populares, superando metas da parceria firmada com o Governo Federal no programa Minha Casa, Minha Vida. “A Casa Paulista investiu R$ 12,1 mil por unidade neste empreendimento, complementando esforços para a produção de moradias. Este evento é mais uma celebração de vitoriosas ações conjuntas”, afirmou. “A iniciativa, além de criar habitações, gera empregos”, completou.

Das 90 unidades habitacionais, 60 foram edificadas nos Residenciais Pombas-Botucatu I (40 unidades), II (20 unidades) e 30 unidades no Pombas-Botucatu III. Os apartamentos dos Residenciais Pombas-Botucatu II e III têm área total de 48,59 m² e o Residencial Pombas-Botucatu I conta com área total de 48,48 m².

Todas as moradias foram destinadas a famílias com renda mensal de até R$ 1.600 (público-alvo do programa da agência Casa Paulista). Os beneficiados – removidos de áreas de risco –, que não podem ter participado anteriormente de programas habitacionais, terão 120 meses para quitar o imóvel. A menor prestação é de R$ 25 por mês e a maior é de R$ 80 mês.

Uma dessas novas moradoras é Edileusa Gomes, que passa a viver com seu companheiro Vicente Dias e sua filha Caroleny, de 17 anos, no apartamento 51 do bloco B do Pombas-Botucatu II. Ao receber as chaves da casa própria das mãos do secretário-adjunto Baeta Neves, a cozinheira sorriu e repetiu a frase que exibia em uma placa preparada pelos organizadores do evento: “É uma grande vitória”, acrescentando que vem de uma casa situada em área de risco.

As moradias respeitam e incorporaram as melhorias estabelecidas como diretrizes de qualidade da Secretaria de Estado da Habitação. Possuem área de lazer, piso cerâmico em todos os cômodos, azulejos nas paredes da cozinha e do banheiro, medição individualizada de água, e acessibilidade, entre outras melhorias.

Casa Paulista – A Agência Casa Paulista foi criada em setembro de 2011 pelo Governo do Estado de São Paulo, para fomentar a habitação de interesse popular e acelerar o atendimento à demanda habitacional em território paulista. Classificada como marco substancial de mudança na política habitacional em São Paulo, estabelece parcerias, capta recursos junto a governos, agentes financeiros e iniciativa privada e destina subsídios e microcréditos para viabilizar ou melhorar as condições de moradias para famílias de baixa renda, especialmente entre um e cinco salários mínimos.

A Casa Paulista cria programas e apoia financeiramente o financiamento e a construção de moradias, a reforma de unidades habitacionais e a implantação de infraestrutura em bairros e/ou lotes e terrenos que ainda apresentem condições insalubres, rendendo habitabilidade às moradias de milhares de paulistas e possibilitando a disponibilização de novas unidades habitacionais.

Mais informações para a imprensa
Superintendência de Comunicação