Governo do Estado entrega mais 116 casas da CDHU em Taquarituba

20/05/2016
"Emocionada e atendida", esses foram os sentimentos expressados por uma até então moradora de área de risco há mais de dez anos, quando recebeu as chaves da sua mais importante aquisição, uma casa própria. Ela e os dois filhos moravam sem infraestrutura alguma, à beira do Ribeirão Ouro Branco, em Taquarituba.

Edna Aparecida Pereira da Silva irá morar em uma das 116 unidades habitacionais de 56,67 m2, entregues pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) no município da região administrativa de Itapeva. Os imóveis têm dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. E também contam com piso cerâmico em todos os cômodos, azulejo no banheiro e cozinha, muro de arrimo, mureta de divisa, calçada de acesso, estrutura metálica para cobertura, esquadrias de alumínio e sistema de aquecimento solar.

A CDHU investiu R$ 10,4 milhões no empreendimento, construído em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administrou a obra. O secretário de Habitação do Estado, Rodrigo Garcia, e o presidente da CDHU, Marcos Penido, participaram da entrega das chaves.

"Essas são bem mais que casas novas, representam um novo bairro e um novo convívio. A prefeitura está adquirindo uma nova área de quatro alqueires para construírmos mais 250 moradias para as famílias de Taquarituba", afirmou o secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia.

O evento aconteceu nesta sexta feira, dia 20, no próprio Residencial Pedro Mário de Barros, Rua João Nunes Sobrinho, s/nº, Bairro Santa Virgínia.

A infraestrutura externa têm redes de água, esgoto e elétrica, iluminação pública, pavimentação asfáltica com guias, sarjetas e passeio, sistema de drenagem e tratamento paisagístico. A área de lazer está em execução – pista de skate, quadra poliesportiva, playground, pista de caminhada, mesas e bancos.

"Cada casa custou R$ 92 mil. Quem ganha um salário mínimo irá pagar prestações de R$ 132, o que é muito mais barato que um aluguel. Ao todo, a família irá pagar R$ 18 mil, sendo que a grande parte foi paga por impostos do povo muito bem aplicados pelo poder público", destaca o secretário Rodrigo.

Luiz Dias de Almeida, morou de aluguel há 30 anos com toda a família. "Estamos muito satisfeitos com o nosso novo lar", comemora. Sua esposa, Aurora Rodrigues Ferrari de Almeida diz ter "tantos sonhos que quase nem cabem na casa".

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público. Com este conjunto habitacional, chega a 882 o número de moradias entregues pela CDHU em Taquarituba.

As famílias que receberão as chaves terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Itapeva, 88,8% das famílias que irão morar no Residencial José Soares dos Santos estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 132,00.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são: morar ou trabalhar no município há pelo menos cinco anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Também estiveram presentes na cerimonia membros da Prefeitura Municipal de Taquarituba, e do legislativo.

Região de Itapeva
Foram concluídas 13.969 unidades habitacionais, outras 3.335 estão com obras em andamento e, mais 807 constam em programação. Em todo o Estado são mais de 550 mil moradias entregues e outras 103.277 estão em obras.

Superintendência de Comunicação
(11) 2505-2049