Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Secretário debate PPP de moradia popular e urbanização de lotes

27/04/2016

O secretário da Habitação do Governo do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, participou de um painel na 3ª edição do GRI Loteamentos & Comunidades Planejadas, nessa quarta feira (27/4). Num dos mais relevantes encontros do mercado imobiliário que acontece no Brasil, o secretário apresentou os avanços e o lançamento da primeira PPP de habitação social do País, cujas obras do primeiro empreendimento começaram em 2015.

“Esse evento busca novas propostas e formatos para se planejar loteamentos e comunidades. Nossos esforços contribuem com um formato ainda inusitado de se viabilizar moradia popular, as Parcerias Público-Privadas, que contam com a participação expressiva do empresário. Isso agiliza a construção e torna os projetos mais rentáveis, menos burocráticos e com menor prejuízo ao Poder Público, pois as empresas só recebem o pagamento após a conclusão das obras”, ressalta o secretário Rodrigo.

Na mesa, cujo secretário compôs, foram debatidas ideias com o presidente do Graprohab - Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo, vinculado à Secretaria da Habitação, Lacir Baldusco, e o sócio-dirigente da Brain (Bureau de Inteligência Corporativa), Marcos Kahtalian. O tema foi: Loteamentos e Bairros Planejados em 2016 – O Mercado Comporta Novos Lançamentos?

 Durante a apresentação da PPP, o secretário destacou que serão, aproximadamente, 14 mil unidades habitacionais para famílias de baixa renda na região do Centro da Capital paulista e mais 11 mil para famílias da Região Metropolitana. “Os interessados devem compreender uma faixa salarial entre um e dez salários mínimos”, disse.

O secretário Rodrigo Garcia falou também o Programa Lotes Urbanizados, que já viabilizou mais de 2.500 lotes, além da participação social na tomada de decisões e nas possíveis diretrizes dos projetos tanto de moradia quanto de revitalização e requalificação urbanas previstas pela PPP. “Há um interesse crescente nesse formato. Isso foi demonstrado nas audiências públicas e nas apresentações às entidades de mercado”, lembrou.

Lotes Urbanizados

A Casa Paulista estimula a execução de infraestrutura e a construção de moradias em lotes regularizados e inseridos na malha urbana. As operações são desenvolvidas em articulação entre Estado, agentes financeiros, prefeituras, proprietários de lotes, entidades organizadoras, empresas do setor da construção civil e entidades de assistência técnica. Os beneficiários têm acesso a subsídios da Casa Paulista para elevar a capacidade financeira na construção do imóvel, além de assistência técnica especializada.

GRI Loteamentos & Comunidades Planejadas 2016 - Foi fundado em 1998 em Londres. Está presente em mais de 20 países. O encontro visa conectar 150 representantes do setor imobiliário brasileiro, que reúne loteadores, investidores, incorporadores, investidores e instituições financeiras associadas.

 

 

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas