Pindamonhangaba também recebe 94 moradias

19/11/2015

A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, entregou na tarde da quinta-feira (19/11) mais 94 apartamentos no município de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. Com a presença do secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia, o evento aconteceu no próprio conjunto habitacional – rua Benedito Galvão de Castro, nº 480 – Bairro Marieta Azeredo, Distrito de Moreira César. Foram investidos na construção das moradias R$ 11,3 milhões.

Para o secretário Rodrigo, os 94 apartamentos são fruto de um trabalho que superou desafios e representam uma aula de gestão pública realizada pelos governos estadual e municipal. "Sabemos que Pindamonhangaba é uma cidade que cresce acima da média dos outros municípios da região e que o desenvolvimento é acelerado. O Poder Público trabalha com muita seriedade para oferecer cada vez mais qualidade de vida para os novos bairros que surgem", destacou.

Os apartamentos têm um e dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro. Os imóveis possuem piso cerâmico em todos os cômodos, azulejo na cozinha e no banheiro. O residencial tem sistema individualizado de medição de consumo de água e gás. As áreas comuns receberam tratamento paisagístico com jardins, calçamento e sistema de lazer com quadra poliesportiva.

O secretário Rodrigo também alertou os novos moradores sobre a importância de cuidar do patrimônio adquirido e resistir a possíveis ofertas de pessoas mal intencionadas. "Um empreendimento de qualidade, novo e bonito como este desperta o interesse de especuladores imobiliários e aproveitadores que oferecerão dinheiro em troca destes apartamentos. Não vendam nem aluguem seus imóveis. Pelo contrário, criem um bom relacionamento com os vizinhos e transformem este conjunto em um verdadeiro lar”, reforçou o secretário.

A CDHU investiu R$ 11,3 milhões na construção dos apartamentos. O empreendimento foi construído em parceria com a prefeitura, que doou o terreno. A Companhia contratou empresa, por meio de licitação, para construir as unidades. Com a entrega deste conjunto habitacional, chega a 1.492 o número de moradias construídas pela CDHU em Pindamonhangaba.

As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público e terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Pindamonhangaba, 91% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 118,20.

A família de Rodrigo de Oliveira Lima, 21 anos, foi sorteada no dia do aniversário do filho Gustavo, que completava 6 anos. Desde então, muitos planos foram feitos e o dia da entrega, aguardado ansiosamente. “Desde que soubemos que um dos apartamentos seria nosso, ficamos contando os dias para que a obra ficasse pronta”, disse o contemplado.

A família vivia de favor na casa de parentes, um pequeno sobrado no centro da cidade, ocupando um cômodo dividido com madeirite. “Não tem comparação. Os apartamentos ficaram lindos demais e finalmente poderemos morar com dignidade e tranquilidade”, falou a dona de casa Ana Cláudia Santos Cruz de Lima, 21, esposa de Rodrigo. “A família toda ficou muito feliz porque conseguimos conquistar nosso lar. Vamos convidar todos para passar o primeiro Natal conosco na nossa nova morada”, disse.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Vale do Paraíba

Além dessas 94 moradias em Pindamonhangaba, a CDHU também entregou nesta quinta-feira (19/11) mais 65 casas em Roseira, no Vale do Paraíba. O empreendimento recebeu R$ 5,1 milhões de investimento.