Secretário entrega mais 65 casas em Roseira

19/11/2015

Em Roseira, no Vale do Paraíba, mais 65 famílias de baixa renda conquistam a casa própria. O secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, entregou na tarde desta quinta-feira (19/11) o Residencial Prefeito Francisco de Assis Vieira Filho (Chesco) - avenida Sinhana de Barros, nº 100, Bairro Pedro Leme. O empreendimento foi edificado em parceria com a prefeitura. A Secretaria, por meio da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, investiu R$ 5,1 milhões na obra.

Para o secretário Rodrigo Garcia, a entrega de moradias é sempre uma alegria. “Hoje, é um dia muito especial para Roseira, porque famílias vão receber os seus novos lares, a tão esperada casa própria. Às vezes, um empreendimento demora mais do que a gente espera, mas com perseverança e determinação a gente consegue concluir e viver momentos felizes como este ao lado de vocês. Por isso, minha gente, não deixe de pagar as prestações das suas casas. É com esse dinheiro que a gente tem condições de investir e construir mais moradias para famílias que mais precisam”, ressaltou.

As casas têm três dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em 52,36 m² de área construída. Os imóveis possuem piso cerâmico em todos os cômodos, revestimento nas áreas molhadas e tubulação preparada para receber futuramente sistema de aquecimento solar para água do chuveiro. Na área externa, as unidades têm calçadas de acesso à unidade, jardim frontal gramado e muros de divisa. O conjunto está todo pavimentado e tem paisagismo, redes de água, esgoto e drenagem.

Foram investidos R$ 5,1 milhões no Residencial Francisco de Assis Vieira Filho, construído em parceria com a prefeitura, que doou o terreno e administrou a obra. As famílias beneficiadas foram selecionadas por meio de sorteio público, realizado em setembro deste ano. Com a entrega deste conjunto habitacional, chega a 199 o número de moradias construídas pela CDHU em Roseira.

O prefeito Jonas Polydoro lembrou das dificuldades para se chegar ao momento da entrega. Mas ressaltou quão gratificante é. "Não foi fácil, mas com foco, seriedade, compromisso e responsabilidade conseguimos terminar a obra e, hoje, chegou o grande dia de entregar essas 65 casas para as famílias contempladas. Só tenho a agradecer a você, Rodrigo Garcia, e a toda sua equipe pelo esforço em nos ajudar neste objetivo", finalizou.

Os novos mutuários terão prazo de até 25 anos para quitar o financiamento. As prestações serão subsidiadas pelo Governo do Estado e calculadas de acordo com a renda familiar. Quem ganha até três salários mínimos desembolsará 15% dos rendimentos. Em Roseira, 92% das famílias que receberão as chaves dos imóveis estão nessa faixa. O valor da menor prestação é de R$ 118,20.

Valdinei Domingues de Freitas, 29 anos, motorista, e Elen Ferreira, cabeleireira, 24 anos, moravam de aluguel e agora vão passar o Natal na casa própria. "Eu estou muito feliz. A chave da minha casa própria está em minhas mãos. Nem acredito. Presente do Papai Noel", disse Valdinei, que há nove anos aguardava por este momento. "Não vejo a hora de ajeitar o quarto do meu filho e passar o primeiro Natal na minha casa", completou a esposa Elen Ferreira.

A CDHU atende famílias com renda entre um e dez salários mínimos, priorizando as que recebem até três. Outros requisitos para participar do programa são morar ou trabalhar no município há pelo menos três anos, não ser proprietário de imóvel e não ter financiamento habitacional.

Vale do Paraíba

Além dessas 65 casas em Roseira, a CDHU entregou também nesta quinta-feira (19/11) mais 94 apartamentos em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba. O investimento no empreendimento foi de R$ 11,3 milhões.