Notícias

Estou no momento em: Skip Navigation LinksInício > Índice de Notícias > Notícia

Campanha de final de ano vai ajudar mutuário a colocar débitos em dia

19/11/2015

Começa nesta sexta-feira (20/11) e vai até 20 de dezembro a “Campanha Fique em Dia” especial de final de ano da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, braço operacional da Secretaria de Estado da Habitação. É um esforço concentrado da Companhia para oferecer uma oportunidade ao mutuário inadimplente de negociar sua dívida, podendo utilizar o 13º salário, e garantir a manutenção da sua conquista: a casa própria. Dependendo do valor devido, o saldo da dívida poderá ser parcelado sem juros.

 “Os recursos recuperados com a Campanha serão investidos em novas moradias, assim como já fazemos com os valores das prestações de quem está em dia. O Estado já subsidia a maior parte do investimento na habitação e agora dá esta oportunidade para que o inadimplente acerte sua dívida em condições especiais e garanta seu maior bem: o imóvel da família”, explica o secretário Rodrigo Garcia.

São 325.728 contratos ativos no Estado de São Paulo e mais de 500 mil unidades habitacionais entregues. Fundada em 1949, a CDHU tem priorizado o atendimento às famílias de baixa renda, com prestação média de R$ 160.

Lançada em 2011 para promover a regularização financeira e contratual no Estado de São Paulo, a Campanha “Fique em Dia com a sua Casa” já reduziu a inadimplência de 29,24% para 16,52% no Estado. Segundo levantamento da CDHU, na Capital, o índice de inadimplência entre os mutuários chega a 17,10%. A Grande São Paulo está com uma média maior ainda, atingindo a marca de 19,94%, superior à do Estado. “Queremos reduzir esses índices ainda mais e dar mais tranquilidade às famílias, aos nosso mutuários”, afirma o secretário.

Negociação
A negociação poderá ser feita pela internet (www.cdhu.sp.gov.br) ou nos Escritórios Regionais. Basta conferir um endereço mais perto da sua casa, também no site da Companhia.

Para quem não têm acesso à internet, basta dirigir-se aos postos do Acessa SP – o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo – ou a uma unidade do Poupatempo, onde existem os serviços eletrônicos do e-poupatempo. Lá, será possível imprimir o termo do acordo e o próximo boleto. Para tirar dúvidas ou receber orientações, é só ligar para o Alô CDHU 0800-000-2348, com o boleto em mãos e o CPF.

Causas da inadimplência
As principais justificativas dos mutuários para o atraso nas prestações da casa própria estão relacionadas à perda de renda, separação do casal e problemas de saúde, de acordo com pesquisas da CDHU. Por isso, durante a Campanha, os casos são analisados individualmente para avaliar as condições financeiras do titular do contrato.

"É importante que a população perceba a importância de manter as prestações em dia e, em caso de atraso, aproveite a Campanha para regularizar sua situação o quanto antes, para que a dívida não cresça cada vez mais”, explica o presidente da Companhia, Marcos Penido.

 

Mais informações para a imprensa
Superintendência de Comunicação
(11) 2505-2490/2870/2747
imprensa@cdhu.sp.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação
Rua Boa Vista, 170 - 10º, 12º, 14º ao 16º andares - São Paulo - SP - CEP: 01014-930 - Tel: (11) 3638-5100
Horário de Atendimento: das 9 às 18 horas