Rodrigo e equipe reúnem-se com prefeitos da região de Marília

28/08/2015

Nesta sexta-feira (28/8), o secretário de Estado da Habitação de São Paulo, Rodrigo Garcia, recebeu prefeitos da Região Administrativa de Marília, composta por 51 municípios paulistas. O encontro, realizado no Alves Hotel, lotou a sala de convenções. Ao lado do presidente da CDHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, o engenheiro Marcos Penido, e do presidente do Comitê de Regularização do Programa Cidade Legal, Renato Góes, ele apresentou ações e programas habitacionais do Governo do Estado, destacando dados da região, e fez um atendimento personalizado aos respresentantes de cada município.

Os prefeitos presentes e representantes das prefeituras também puderam tirar dúvidas com técnicos da área de Obras e também sobre o programa Cidade Legal. “O objetivo da nossa reunião de hoje é apresentar as novas diretrizes da Habitação para os próximos anos. Não podemos ignorar a crise que já não é mais conjuntural, ela é estrutural. E a tendência é que a inflação endureça mais ainda. Por isso, neste momento, a determinação do governador Geraldo Alckmin é que estejamos mais próximos da realidade de cada município para dialogar e mostrar que São Paulo não está parado", falou.

Este é o segundo encontro realizado pelo secretário Rodrigo Garcia com prefeitos paulistas. O primeiro ocorreu em 17 de julho, em Ribeirão Preto. "Até outubro, faremos em todo o Estado de São Paulo. Estamos aqui em nome da Habitação, para mostrar que temos um planejamento de gestão com novas realizações até 2018 e com perspectivas. Nossos instrumentos na construção de habitação de interesse social estão representados hoje na CDHU, Agência Casa Paulista e PPPs (Parcerias Público-privadas), que abrangem a Capital, a região metropolitana e em breve realizaremos no Interior de São Paulo, além de toda a estrutura de urbanização de favelas e programas sociais. Lembrando que o Estado de São Paulo é o único que investe 1% de sua arrecadação na construção de moradia digna. Portanto, agradeço a presença de cada um de vocês aqui neste encontro", agradeceu Rodrigo.

O presidente da CDHU, Marcos Penido, lembrou da importância do encontro. "Estamos aqui no sentido de facilitar, para nos aproximarmos, para que os projetos possam fluir de uma maneira mais entrosada com vocês. Vamos imaginar que a CDHU fosse uma indústria onde entra terreno de um lado e sai casa do outro. É mais ou menos o nosso trabalho. E é isso que nós queremos", disse.

Penido também destacou a importância da escolha correta dos terrenos. "Precisamos estar junto aos prefeitos para, na hora de escolher o terreno, pinçar o melhor terreno, para que o local traga efetivamente qualidade de vida às famílias. Às vezes, um terreno longe fica barato num primeiro momento. Depois, ele encarece porque vai necessitar de muita infraestrutura. O custo vai subir. Por isso, estamos aqui com toda a equipe da CDHU, para acompanhar todas as demandas e poder oferecer toda a assessoria necessária para atendê-los. Vamos acompanhar passo a passo cada caso e, sempre, com o padrão de qualidade que nós já realizamos. Lembrando que, apesar da crise, a Habitação não parou uma obra. Estamos enfrentando esse momento com muito planejamento e seriedade", reforçou.

O presidente do Comitê de Regularização Fundiária Cidade Legal, Renato Góes, destacou a função do Cidade Legal. "Esse programa não constrói casa, não faz obras, mas ele, por ser uma Política Estadual de Habitação, tem também o mesmo objetivo: dar dignidade aos moradores paulistas. As portas estão abertas para todos os prefeitos, para auxiliá-los na busca da solução fundiária", disse.

A região de Marília tem 51 municípios, sendo 21 já conveniados. Segundo Renato Góes, a Secretaria já investiu R$ 5 milhões e beneficiou 65 mil pessoas. "Estamos à disposição e aguardamos os municípios que ainda não têm convênio conosco", completou.

O prefeito de Marília, Vinicius Almeida Camarinha, também participou da reunião. "É uma honra receber o secretário Rodrigo Garcia para atender nossos prefeitos da região e nos ajudar nesse momento muito importante. A CDHU deu um passo muito importante ao olhar para o Interior e atender cidades com menos de 50 mil habitantes. Tenho certeza que muitos municípios serão contemplados por este programa que eu sei que é sério, ainda mais neste momento muito delicado da economia. Eu, em nome de todos os prefeitos da região, só tenho a lhe agradecer, secretário Rodrigo Garcia, por esta ação, e a toda a sua equipe", finalizou.

Os municípios que compõem a Região Administrativa de Marília são: Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Arco-Íris, Assis, Bastos, Bernardino de Campos, Borá, Campos Novos Paulista, Cândido Mota, Canitar, Chavantes, Cruzália, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Florínea, Gália, Garça, Guaimbê, Herculândia, Iacri, Ibirarema, Ipaussu, Júlio Mesquita, Lupércio, Lutécia, Maracaí, Marília, Ocauçu, Óleo, Oriente, Oscar Bressane, Ourinhos, Palmital, Paraguaçu Paulista, Parapuã, Pedrinhas Paulista, Platina, Pompeia, Quatá, Queiroz, Quintana, Ribeirão do Sul, Rinópolis, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Tarumã, Timburi, Tupã e Vera Cruz.

Superintendência de Comunicação